APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Carnaval das Gerais - Sinta a energia do carnaval mineiro

Cemig reafirma seu papel de maior incentivadora da Cultura em Minas Gerais e fortalece a responsabilidade social como um de seus valores primordiais.

Por meio de um edital de chamamento público, a Companhia promoveu a seleção de projetos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com aporte total de até R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais).

Mais do que incentivar e patrocinar, a Cemig reserva a eles papel de destaque no “Carnaval da Liberdade – Cemig 70 Anos”, um dos projetos previstos no calendário comemorativo de aniversário de 70 anos da Companhia.

Conheça, a seguir, os projetos selecionados e confira a programação dos blocos, escolas de samba e eventos patrocinados pela Cemig:

Águas Formosas, Pavão e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha:

Ação de pós-carnaval

QUANDO: 23, 24, 25 a 26 de fevereiro de 2023.

ONDE: Águas Formosas, Pavão e Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha.

Tem como objetivo a valorização do Carnaval de Rua nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, alinhada à promoção da diversidade, dos direitos das mulheres, povos originários, negros e comunidade LGBTQIAPN+ e dos interesses da população em geral.

Cada cidade receberá uma programação contendo as atividades que serão realizadas, como cortejo com banda, apresentação de marchinhas carnavalescas e shows diversos nos coretos das praças, além de concurso de fantasias entre os foliões presentes.

PROGRAMAÇÃO:

23/02 – ÁGUAS FORMOSAS

19h – Concentração no Coreto da Praça Minas Gerais e Feirinha Águas Belas

20h – Cortejo Carnavalesco com participação de Unidos do Samba, Tambores do Mucuri, Bloco da Saúde (dengue / DST – CTA / NASF), ONG Vale Viver, APAE, Secretaria de Assistência Social e Escola Estadual de Água Quente/Águas Formosas

21h – Concurso de Fantasias

21h30 – Show com LUCIENE LEMOS e UNIDOS DO SAMBA no Coreto Praça Minas Gerais.

23h30 – Show local com DJ IRO no Coreto Praça Minas Gerais.

 

24/02 – PAVÃO

18h – Ação Carnavalesca dos TAMBORES DO MUCURI no Bairro Cidade Alta

19h – Concentração no Coreto da Praça Lourival Barbosa

20h – Cortejo Carnavalesco com Unidos do Samba, Tambores do Mucuri, Bloco da Juventude e Terceira Idade de Pavão

21h – Show local com Helder Ribeiro no Coreto da Praça Lourival Barbosa.

21h30 – Concurso de Fantasias

22h – Show com LUCIENE LEMOS e UNIDOS DO SAMBA no Coreto da Praça Lourival Barbosa.

 

25/02 – TEÓFILO OTONI

19h – Concentração no Coreto da Praça Tiradentes

20h – Cortejo Carnavalesco com Unidos do Samba, Tambores do Mucuri e Vidas Idosas Importam

21h – Show local com Alô Comunidade no Coreto da Praça Tiradentes.

21h30 – Concurso de Fantasias

22h – Show com LUCIENE LEMOS e UNIDOS DO SAMBA no Coreto da Praça Tiradentes.

 

26/02 – MINAS NOVAS

19h – Concentração no Coreto da Praça Dr. Badaró

20h – Cortejo Carnavalesco com Unidos do Samba, Tambores do Mucuri, Bloco da APAE, Blocos Flor de Fevereiro e Grupo Corpo.

21h – Show local com Nilson Lages no Coreto da Praça Dr. Badaró.

21h30 – Concurso de Fantasias

22h – Show com LUCIENE LEMOS e UNIDOS DO SAMBA no Coreto da Praça Dr. Badaró.

 

27/02 – MINAS NOVAS

8h – Local: Sobradão – Roda de conversa sobre cultura carnavalesca entre agentes e produtores, com a finalidade de trocar experiências e realizar a avaliação do projeto.

 

Alfenas, Baependi e Cristina:

O projeto Composição Ferroviária desembarca em Cristina, Baependi e Alfenas, na ressaca do Carnaval. Serão 3 eventos destinados aos foliões que desejam prologar o Carnaval. Composição Ferroviária é um projeto que há 10 anos vem fazendo sucesso na cidade de Poços de Caldas, Itaúna, Pouso Alegre e São Lourenço, promovendo shows de grandes artistas brasileiros, com abertura de atrações regionais – a vanguarda e a tradição de mãos dadas.

25 FEV |SAB | BAEPENDI | 20H – Praça Monsenhor Marcos (Praça Central)

26 FEV |DOM |CRISTINA | 10h da manhã – Estação Ferroviária

05 MAR | DOM | ALFENAS | 10h da manhã – Praça Emílio da Silveira (Praça do Coreto)

Belo Horizonte:

Um dos maiores blocos de carnaval de Belo Horizonte, o Baianas Ozadas, fundado em 2012, dissemina entre os mineiros a cultura e musicalidade baianas.

A partir de 2013, foi formada a primeira bateria de rua do Baianas Ozadas, adotando uma temática a cada edição, com crescimento vertiginoso ano a ano. Em 2017, reuniu um público de 500 mil foliões, divulgado pela imprensa, sendo, possivelmente o recorde da festa momesca na capital, pois à época não existiam tantos grandes blocos para disputar os foliões. Com a impossibilidade de celebrar os 10 anos de fundação em 2022, por conta da pandemia da Covid-19, o Baianas Ozadas preparou um cortejo histórico para a segunda-feira na grande retomada do Carnaval.

QUANDO: 20 de fevereiro, segunda-feira

ONDE: Desfile oficial – Avenida Afonso Pena – BH

Em 2023, o bloco homenageia as grandes divas da música. O repertório vai abranger canções compostas ou que ganharam notoriedade em vozes femininas, além de sucessos que falam sobre mulheres, como Sandra Rosa Madalena (Sidney Magal).

Considerado um dos maiores blocos de carnaval de Belo Horizonte, o Bloco da Calixto carrega a marca da folia e do profissionalismo por onde passa. O projeto é voltado para um público de todas as faixas etárias, gêneros, orientações, trazendo sempre a marca da diversidade.

QUANDO: 18/02, sábado: das 13h (concentração) às 18h.

ONDE: Desfile pela Avenida Getúlio Vargas

Concentração: na altura do número 792 (em frente a sorveteria São Domingos)

Dispersão: no cruzamento da Av. Getúlio Vargas com Cristóvão Colombo.

 

O Estivadores do Havaí foi fundado em 1960 no bairro Floresta, paralisando suas atividades em 1967. Suas cores representam o verde da mata que existia no bairro, o amarelo representa a juventude, já que os Caricatos eram todos formados por turminhas de jovens amigos, uma tradição entre eles, já que cada turma fundava o seu próprio Bloco Caricato.

Para 2023 o Estivadores vem trazendo 11 destaques de luxo, quebrando seu próprio recorde de 04 destaques em um desfile. Na bateria também tem novidade, o bloco traz 04 timbales, instrumentos tocados sem baquetas, até hoje não encontrados em desfiles de Blocos Caricatos, já que os ritmistas usam luvas, dificultando a emissão de sons com esses instrumentos, um desafio lançado!

QUANDO: 20/02/2023 – 20:20

ONDE: Av. Afonso Pena (entre rua Carandaí e rua da Bahia)

Em 2023, o bloco homenageia Zé Pilintra, o Rei e guardião da malandragem e da boemia, juntamente com sua companheira Maria Navalha. Haverá bonecos gigantes dos dois homenageados, e também do saudoso cantor e amigo Mandruvá, que faleceu recentemente, além de um boneco do padrinho, o malandro cantor e compositor mestre Lagoinha. A bateria será composta com mais de trinta ritmistas, harmonia com cavaquinho e violão, metais com saxofone, trompete e trombone. O repertório trará marchinhas, samba, samba autoral, axé e mpb, dentre outras músicas.

CONCENTRAÇÃO: Dia 20 fevereiro, a partir das 14 horas, na Rua Itapecerica, esquina da rua Machado de Assis, na Lagoinha.

CORTEJO: Às 17 horas, pela Rua Itapecerica, com dispersão na Praça Vaz de Melo.

Depois seguirão para a Avenida Afonso Pena, para abrir oficialmente os desfiles dos Belotur.

 

Fundado em 2016 no bairro boêmio de Santa Tereza, em Belo Horizonte, o Volta Belchior é um dos principais blocos a desfilar no carnaval 2023 da capital mineira. No desfile, banda e bateria interpretam mais de 20 canções de Belchior adaptadas para ritmos carnavalescos, além de algumas com as mesmas melodias produzidas pelo cantor nordestino, e muitas outras canções que embalam carnavais Brasil afora.

QUANDO: 18/02/2023 sábado – 13:00

Concentração: Av. Andradas 3700. Belo Horizonte, MG

Com o tema “Sol da Justiça”, a nação brilhante sai para celebrar a vida com seus foliões, com toda a energia da luta por um mundo mais justo e igualitário. O cortejo deste ano traz como novidade a presença de Dona Eliza, um dos maiores nomes da velha guarda do samba de Minas Gerais, que é intérprete e compositora de mais de 700 canções.O Então, Brilha! renova seu repertório revitalizando os ritmos da bateria brilhante, que conta com mais de 300 pessoas.O bloco levanta as bandeiras da justiça, da igualdade e a da diversidade. O ENTÃO, BRILHA! é um bloco de carnaval puxado por um coletivo de pessoas que trabalha pela valorização da vida. Para o grupo, o carnaval é uma festa que celebra a alegria, a liberdade e o encontro, tão vitais para a existência humana.

QUANDO: 18 de fevereiro, nos primeiros raios do sol.

ONDE: Ponto de partida: centro de Belo Horizonte, no entorno da Guaicurus.

Uma homenagem ao Jubileu de Ouro da Fundação Clóvis Salgado e do Palácio das Artes. Dividido em “atos”, compreendidos em Comissão de Frente, alas fantasiadas, alegorias, módulos, casais de Mestre-Sala e Porta Bandeira, embalados pela cadência da bateria, a Agremiação contará fatos e curiosidades de grande importância da história da construção do Palácio das Artes enquanto Principal Instituição Cultural de Minas Gerais, bem como apresentará por todo seu desfile carnavalesco as grandes óperas apresentadas no palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

QUANDO: 21 de fevereiro de 2023, às 23:30.

ONDE: Belo Horizonte, MG – Avenida Afonso Pena ( Entre Palácio das Artes e Rua da Bahia).

O desfile será transmitido ao vivo pela Rede Globo de Comunicações após o Big Brother Brasil

O “Grêmio Recreativo Escola de Samba Triunfo Barroco” nasce da efervescência, inquietação e da busca de uma criação artística e cultural dentro do universo do carnaval da cidade de Belo Horizonte. Toda história é, de alguma forma, guiada pelas curvas da estética, pelos altos e baixos, pelas dobras e desdobras do destino. O sonho faz-se presente na vida da gente e os sonhos delirantes nunca envelhecem no brilho do olhar destes eternos apaixonados pelo carnaval.

QUANDO: 20/02/2023 (segunda)

ONDE: Avenida Afonso Pena, Belo Horizonte

 

O bloco, que homenageia Gonzaguinha e Gonzagão, fará homenagem ao Clube da Esquina em comemoração os 80 anos de Milton Nascimento. O Lindo Bloco do Amor foi lançado em 22 de setembro de 2017, e seu primeiro desfile aconteceu no dia 09 de fevereiro do Carnaval de 2018, quando mais de 30 mil foliões acompanharam o cortejo, segundo informações oficiais, em clima de paz, harmonia e amor.

O nome do bloco é uma referência a uma das músicas mais conhecidas de Gonzaguinha, Lindo Lago do Amor. Um hino à tolerância, ao amor, ao respeito e às diferenças. E o mais importante, o lindo lago a que Gonzaguinha se refere é a Lagoa da Pampulha, símbolo de Belo Horizonte, e fonte de inspiração para o compositor nas suas criações.

A proposta do bloco é de que em tempos de ódio e intolerância, amor nunca é demais. Ele veio para combater preconceitos, distribuir alegria e exaltar as diferentes formas de amar. O trio receberá uma iluminação especial através de tubos led e luzes especiais , enriquecendo o desfile e encantando os foliões.

QUANDO: 17 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 18h.

ONDE: Rua Sapucaí, Belo Horizonte

Cortejo: 20h30 – saí da Rua Sapucaí em direção a Av. Assis Chateaubriand.

23h30Dispersão na Sapucaí com Av. Assis Chateaubriand