APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig leva iluminação de LED para cerca de 500 municípios mineiros

Com o objetivo de impulsionar a modernização do parque de iluminação pública de Minas Gerais, a Cemig está substituindo cerca de 120 mil luminárias antigas e de alto consumo energético por outras de LED. O projeto Minas Led, como é conhecido, já está em execução e, ainda em 2023, terá beneficiado mais de 460 municípios com a nova iluminação.

 

O que a população ganha com a nova iluminação com lâmpadas LED:

Mais segurança para toda a população – Apresentam um desempenho 80% superior às lâmpadas incandescentes e 33% superior à lâmpadas fluorescentes.

Redução de custos e desperdícios – durabilidade até 25 vezes maior em comparação às lâmpadas incandescentes e 03 vezes maior do que as fluorescentes.

De acordo com a legislação, a iluminação pública é de responsabilidade das prefeituras. Por isso, a Cemig estabeleceu uma parceria com os municípios para a substituição dos pontos. Para as localidades contempladas, o Minas LED representa uma oportunidade de redução de custos, já que as luminárias antigas consomem mais energia e reduzem o desperdício do recurso.

Contudo, os principais benefícios serão percebidos pela sociedade: a nova iluminação de LED representa mais segurança nas ruas.

Para a Cemig, o Minas Led é, ainda, um avanço na missão de fortalecer e viabilizar iniciativas que contribuem para o uso seguro e sustentável da energia. Na companhia, esse é o papel desempenhado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE). Regulado pelo Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, o PEE atua em diversos segmentos e promove a substituição de equipamentos, como é o caso das luminárias, e na conscientização dos clientes sobre formas de economizar no dia a dia e contribuir para a preservação do meio ambiente.

CONFIRA AS INFORMAÇÕES ABAIXO:

Para consultar se o seu município está entre os beneficiados, basta clicar aqui.  A planilha está por ordem alfabética para facilitar o seu acesso.

A Cemig disponibilizou a cerca de 600 municípios a possibilidade de uma parceria para a substituição dos pontos de iluminação pública.

Entre os principais critérios estabelecidos estava a potências das lâmpadas. Foram priorizados os municípios com luminárias com potências maiores do que 250W. Em termos práticos, isso representa que a companhia consultou o parque de iluminação pública dos municípios da sua área de concessão para entender quais deles teriam mais chances de reduzir o desperdício de energia elétrica.

A Cemig é responsável por adquirir e substituir as luminárias e realizar  todos os estudos e gestão técnica do projeto, pensando em levar qualidade para os municípios e cidadãos. A empresa também encaminha os equipamentos antigos para o descarte ambientalmente correto. Por fim, a Cemig também prestará contas do projeto perante à Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Não será necessária nenhuma contrapartida financeira, e os recursos investidos serão oriundos do Programa de Eficiência Energética da Cemig. Entretanto, as prefeituras deverão apoiar a Cemig em todas as etapas de implantação do projeto conforme critérios e cronograma definidos no plano de trabalho e termo de cooperação a ser assinado com a Cemig.

Para cada prefeitura, será proposto um cronograma e um plano de trabalho. O projeto será realizado de forma não simultânea em todos os municípios, mas todos deverão ser atendidos até o fim de 2023.

Não. Os municípios continuarão responsáveis pela manutenção da Iluminação Pública. Após o fim das substituições, os municípios também serão responsáveis por acionar as garantias, quando necessário, das luminárias de LED instaladas pela Cemig.