APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Últimos dias para ver a iluminação natalina na Praça da Liberdade

.Apresentação folclórica da Folia de Reis marcará encerramento de espetáculo de luzes e cores, no dia 6, próxima quinta-feira

Esta é a última semana para conferir a tradicional decoração natalina da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, que se encerra no próximo dia 6, quinta-feira. Na data, está prevista uma celebração de Folia de Reis, por um grupo folclórico do município de Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas, fechando as comemorações natalinas.

Para quem ainda não foi, o espetáculo de cores e luzes na Praça da Liberdade está imperdível. Até quinta-feira, dia 6, será exibida uma proposta inovadora de arte visual contemporânea e interativa que ocupa toda a praça, dividida em quadrantes temáticos. Os espaços receberam instalações especiais de arte digital com muitas luzes e cores. Projeções nas fachadas dos prédios históricos que compõem o conjunto arquitetônico são uma atração a mais, aproximando as gerações que visitam a praça nesta época do ano.

A iluminação nos mais de 35 mil metros quadrados da praça é composta por túneis de led, animais de arame iluminados e milhares de pontos de luz. As luzes se acendem por volta das 18h30. Parte da iluminação é apagada às 23 horas, enquanto o restante da praça fica aceso até mais tarde.

Com patrocínio da companhia, o projeto Luzes da Liberdade proporciona um tom mágico ao Natal Liberdade Cemig. A iniciativa, responsável pelas projeções da iluminação especial no local, é uma das selecionadas em edital público realizado pela companhia. A Cemig, uma das maiores incentivadoras culturais do estado, patrocina, atualmente, mais de 50 equipamentos históricos em Minas Gerais. A exemplo do que ocorreu no último ano, os patrocínios para o Natal são realizados com recursos das leis estadual e federal de incentivo cultural.

Folia de Reis

No calendário cristão, o dia 6 de janeiro é marcado como Dia de Reis, em homenagem aos Reis Magos. Nesse dia, ocorre tradicionalmente o encerramento da Folia de Reis, uma manifestação folclórica muito difundida no interior do país e cujos primórdios datam dos séculos XI e XII na Europa medieval. Ela é caracterizada por um grupo formado por devotos, vestidos com roupas coloridas e carregando símbolos representando sua devoção, que visitam as casas das famílias, com saudações e rezas. Os devotos são sempre recebidos com grande quantidade de alimentos, em agradecimento à visita dos foliões e de promessas atendidas.

Natal Liberdade Cemig

Evento: Luzes da Liberdade
Local: Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Data: até quinta-feira, dia 6 de janeiro de 2022
Horário: a partir das 18h30

 

Crédito da foto: Luzes da Liberdade/Divulgação