APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig concluiu a maior emissão de sustainable bonds do mercado nacional

Utilização dos recursos no Programa de Desenvolvimento da Distribuidora possibilitou a classificação dos títulos como sustentáveis

A Cemig Distribuição concluiu, na última semana, a sua 9ª emissão de debêntures, com valor de R$ 2 bilhões e prazo de três anos.

Considerando o escopo dos projetos da companhia, a emissão se caracterizou como sustainable bonds, uma vez que os recursos foram utilizados em projetos que abrangem questões sociais e ambientais, cujos temas são verificados por meio do Sustainable Finance Framework, sendo corroborado por meio do Parecer de Segunda Opinião (SPO), emitido pela Bureau Veritas.

A emissão possui o maior valor para este tipo de debentures já emitido no país, e visa recompor o caixa da Emissora no que diz respeito aos investimentos realizados em projetos relacionados ao seu Plano de Desenvolvimento da Distribuição (PDD).

Segundo o Diretor de Finanças e Relações com Investidores da Cemig, Leonardo George de Magalhães, “os investimentos da Cemig Distribuição buscam gerar impactos sociais positivos na sua área de atuação, visando o desenvolvimento econômico e social de seus clientes. Dessa forma, o PDD busca incrementar a disponibilidade de energia elétrica, promover ganhos ambientais como redução de emissões de gases de efeito estufa e fomentar o desenvolvimento social e econômico na área de concessão da distribuidora – que alcança 774 municípios em Minas Gerais, o que corresponde a mais de 90% da concessão do Estado”, explica.

 

Debêntures sustentáveis

Os aspectos sociais e ambientais contemplados no PDD podem ser verificados por meio do Sustainable Finance Framework – documento elaborado pela Cemig e verificado pelo Bureau Veritas, que detalha métricas relacionadas à agenda ambiental e social da companhia. A Cemig pretende usar o framework como um “guarda-chuva” para emitir títulos e tomar empréstimos no mercado de capitais, mercado bancário e transações multilaterais, visando investimentos sustentáveis.

Os projetos elencados no documento, disponível no Portal da empresa na internet, atendem os princípios definidos pela International Capital Market Association (ICMA), por meio dos Green Bond Principles (GBP), Social Bond Principles (SBP) e Sustainability Bond Guidelines (SBG); e pela Loan Market Association (LMA), por meio dos Green Loan Principles (GLP) e Social Loan Principles (SLP).

“A emissão de debêntures sustentáveis – uma vez que os benefícios permeiam questões sociais e ambientais – é corroborada por meio do SPO emitido por uma verificadora externa. Essa é a maior emissão de debêntures sustentáveis no mercado local”, conclui Leonardo George.

Cemig é destaque no Observatório da Transparência

Crédito da foto: Cemig/Divulgação
Questões vitais em pauta: A emissão, maior do mercado nacional, se caracterizou como sustainable bonds, uma vez que os recursos foram utilizados em projetos que abrangem questões sociais e ambientais.