APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Saiba como se tornar um eletricista de redes aéreas

Cemig abre inscrições para aprendizagem dessa profissão, com chances de emprego para os alunos que concluírem o curso

A Cemig abriu, nesta quarta-feira, dia 8/11, inscrições para o processo seletivo para novas turmas do Curso Eletricista de Linhas de Redes Aéreas de Distribuição de Energia Elétrica. Ao todo, são 190 vagas a serem preenchidas para duas turmas que farão o curso em 2024, no primeiro e no segundo semestre, nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares e Pará de Minas. O curso é gratuito e tem duração de aproximadamente seis meses.

A inscrição pode ser feita a partir desta quarta-feira, dia 8/11, até o dia 20/11. A prova, realizada via internet, ocorrerá nos dias 22 e 23/11. Somente alunos da rede pública de ensino podem se inscrever no curso, e metade das vagas serão destinadas a pessoas do gênero feminino. Atualmente, existe carência desse tipo de profissional no mercado e há muitas chances de emprego nas empresas terceirizadas da Cemig, para aqueles que concluírem o curso.

Consulte aqui o edital.

Para realizar a sua inscrição, clique aqui.

O que faz um eletricista de redes aéreas?

O curso tem o objetivo de preparar profissionais para atuar, ao ar livre, em atividades relacionadas à manutenção e à montagem da rede de energia elétrica, em empresas terceirizadas da Cemig. As atividades incluem manusear ferramentas manuais e equipamentos de manutenção elétrica, transportar as bolsas de ferramentas e equipamentos de sua responsabilidade para área de trabalho, bem como escadas de fibra pesando 25 quilos para o uso em manutenções das redes aéreas do sistema elétrico, utilizando os devidos equipamentos de segurança.

Durante o curso, os alunos deverão realizar treinamento de subida e descida em escadas de até sete metros de altura, realizar trabalhos de manutenção em postes de modelo Cemig de até 12 metros de altura e realizar montagem de equipamentos em postes de até 12 metros de altura, com uso de todo o equipamento de segurança necessário.

Além disso, os alunos terão de realizar, durante o curso, o manuseio de bastão de manobra de até três metros de comprimento para realização de trabalhos nos equipamentos dos postes modelo Cemig, a operação de equipamentos de rede da Cemig em altura e a furação no chão, com uso de ferramentas manuais, a partir de 1,8 metro de profundidade, para fincar os postes modelo Cemig. Os trabalhos acontecem ao ar livre, sob influência do sol ou chuva.

Confira a classificação dos Aprovados por Percentual de Acerto