APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Projeto de P&D desenvolve ferramenta para otimizar inspeções aéreas de Linhas de Transmissão

A aplicação consiste em um hardware adaptado em helicóptero e um software que abarca todas as etapas da inspeção, permitindo um aumento significativo na qualidade dos resultados obtidos.

Com o objetivo de proporcionar melhorias e redução de custos em diversas áreas de inspeção, desenvolvemos o projeto de P&D GT0621 “Trixel LT 2017”, iniciativa proposta pela Trixel Desenvolvimento de Sistemas, no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com início em 2018 e previsão de término para janeiro de 2021, o projeto já se encontra em fase final de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e permite que a inspeção seja feita dentro das normas legais e de segurança operacional.

A ferramenta consiste em um hardware adaptado em helicóptero e um software que abarca todas as etapas da inspeção, como planejamento e controle do voo, geração de modelo digital 3D e interface própria para inspeção em escritório, além de ferramentas de deep learning para identificação auxiliada de inconformidades, incluindo isoladores quebrados, para-raios soltos e pontos de erosão.

Segundo Marcus Vinicius de Araújo Amaral, técnico de planejamento da manutenção eletroeletrônica da transmissão da Cemig e gerente do projeto por parte da companhia, a produtividade do equipamento desenvolvido permite um custo menor, aliado à alta qualidade de resultados. Ele explica: “A ferramenta de inspeção em realidade virtual permite extração de seções transversais e perfis longitudinais, inclusive com a catenária dos cabos, bem como verificação de distâncias e controle de invasões, além de análise temporal em comparação com levantamentos anteriores. Permite, também, a importação de dados de outras fontes, como drones e satélites”.

O investimento total dos projetos de P&D, incluindo o P&D GT0621, que é um “projeto em continuidade”, desenvolvido a partir do P&D GT0503, são da ordem de R$ 8 milhões, sendo aproximadamente 73% desse valor financiado pela Cemig por meio de recursos do programa de P&D, regulado pela Aneel.