APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Minas Tênis Clube recebe Certificado de Energia Renovável Cemig-REC

Clube é parceiro da Cemig no Mercado Livre de Energia há quase 20 anos 

08/02/24

As Unidades I, II e Country do Minas Tênis Clube receberam da Cemig, nesta semana, o Certificado de Energia Renovável (Cemig-REC). Parceiros no Mercado Livre de Energia desde 2005, o clube e a companhia ampliaram o acordo no Ambiente de Contratação Livre (ACL), que também vai garantir certificações que comprovam o fornecimento de energia elétrica por meio de fontes limpas, renováveis e rastreáveis.

Os certificados foram entregues pelo presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, e pelo vice-presidente de Comercialização, Dimas Costa, ao presidente do Minas, Carlos Henrique Martins Teixeira, no edifício-sede a Cemig.

No encontro, Reynaldo Passanezi Filho destacou a longa parceria entre a Cemig e o clube, tanto no ambiente do Mercado Livre de Energia quanto em outras iniciativas. O executivo também ressaltou os benefícios previstos neste novo contrato. “O Minas Tênis Clube está no Mercado Livre de Energia desde 2005, tendo o grupo Cemig como fornecedor. Essa parceria de longa data foi renovada recentemente com a assinatura do contrato de fornecimento de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Esse novo vínculo contempla a emissão do Certificado de Energia Renovável (Cemig-REC) e a flexibilidade sobre o montante contratado pelo clube, além da redução imediata do preço da energia”, afirmou.

Sobre esse novo acordo, o presidente minastenista, Carlos Henrique Martins Teixeira, enfatizou que está em consonância com as premissas defendidas pela instituição, para oferecer aos associados o melhor do esporte, do lazer, da cultura e da educação, os quatro pilares que norteiam a gestão do Minas. “A gestão do Minas Tênis Clube é baseada no trabalho por resultados, adotando as modernas práticas de excelência das corporações que buscam a sustentabilidade e o bem-estar de seus milhares de associados”, salientou.

 

Certificação

Desde 2019, a Cemig já emitiu cerca de 15 milhões de Certificados de Energia Renovável para seus clientes no Mercado Livre de Energia.

Tal medida dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU no Brasil, relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente.

Dimas Costa explicou a importância dessa certificação para as empresas, principalmente para comprovar o comprometimento delas com as práticas ESG (Environmental, Social and Governance - sigla em inglês para definir padrões ambientais, sociais e de governança).

“Os certificados atendem a padrões internacionais e garantem que a energia da Companhia é renovável, por meio de controles próprios e de metodologia proposta por consultoria especializada. Com esse certificado, as empresas podem garantir que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis”, comentou.

 

Ampliação do Mercado Livre de Energia

Uma das principais novidades do setor elétrico nos últimos anos, a abertura do Mercado Livre de Energia pode beneficiar cerca de 170 mil clientes do Grupo Tarifário A (atendidos em alta e média tensão), conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde o início de 2024, as empresas podem ingressar neste segmento e obter descontos significativos na conta de energia.

O Mercado Livre de Energia permite que o cliente tenha liberdade na escolha de quem deseja comprar energia, possibilitando aquisição do produto a preços inferiores aos do Ambiente de Contratação Regulado (ACR), também conhecido como mercado cativo. A Cemig é a líder nacional no ACL e referência nesta modalidade, com participação de 15% do marketshare neste ambiente de comercialização em todo o Brasil.


Credito da foto: Cemig Divulgação

Certificação: O presidente do Minas Tênis Clube, Carlos Henrique Martins Teixeira, recebe certificado de energia renovável do presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho.