APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Com patrocínio da Cemig, Festa da Luz celebra a arte urbana e promete encantar o público na capital mineira 

O evento é um dos principais festivais de arte pública e tecnologia do Brasil

14/08/25

A partir desta quinta-feira (14/8), o hipercentro de Belo Horizonte recebe mais uma edição da Festa da Luz, um dos principais festivais de arte pública e tecnologia do Brasil. Com patrocínio exclusivo da Cemig, o evento contará com 13 instalações de arte e luz que celebram a cultura urbana. A programação, que promete encantar o público na capital mineira, conta também com performances, música e vídeo mapping.

Até o domingo (17/8), a 4ª e maior edição da Festa da Luz vai levar para espaços públicos de Belo Horizonte, como Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Sulacap/Sulamérica, Rua Aarão Reis e Sapucaí, expressões da arte de rua como o hip-hop, o grafitti e o funk, em uma mistura com cores, luzes e brilho em um cenário contemporâneo.

Vários artistas de Belo Horizonte estão entre os nomes que assinam as intervenções que passarão a compor o visual do Baixo Centro de Belo Horizonte, ao longo dos próximos dias, unindo arte contemporânea, arquitetura e cultura popular. Criola, grafiteira Bolinho, arquiteto e artista visual Rafael Cançado (Homem Gaiola) e a dupla Mutabile Arquitetura e João Wilbert são alguns dos autores das obras.

A diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, falou sobre o incentivo da Companhia ao projeto e destacou a importância da realização da atração na capital mineira e em outras cidades do estado.

“Como a maior incentivadora da cultura de Minas Gerais, a Cemig está, mais um ano, ao lado da Festa da Luz. Essa iniciativa que, a cada edição, nos encanta com novos talentos, novas intervenções e novas tecnologias, em uma mistura de inovação e cena urbana que nos surpreende. O primeiro cenário será Belo Horizonte, tendo o retorno da Praça da Estação como palco. Mas outras cidades mineiras também terão, neste ano, a oportunidade de interagir com todo o brilho da Festa da Luz, em uma proposta de democratização, levando cada vez mais ações culturais para o interior do estado”, ressaltou.

No interior do estado, Kumaira ressalta que “neste ano, a Festa da Luz também estará presente em duas outras duas cidades. Em setembro, entre os dias 25 e 28, o festival estará em Uberlândia e, em outubro, entre os dias 09 e 12, será a vez de Diamantina vivenciar o colorido do evento. No último ano, o Festival esteve em Montes Claros”, resumiu.

Por Belo Horizonte

Em diálogo com as instalações e com o tema deste ano, a Festa da Luz promove diversas performances pelo circuito do festival. Entre os destaques, está o Duelo de MCs, que acontecerá em seu local tradicional: o Viaduto Santa Tereza.

O festival também será palco de outro movimento tradicional da capital mineira, o Velha Guarda do Soul, que resgata os bailes black dos anos 70, reunindo antigos frequentadores que com o passar dos anos foram sendo expurgados para a periferia da cidade.

“O espaço urbano é um terreno fértil para manifestações artísticas e de resistência. Ao celebrar as culturas urbanas e periféricas, a Festa da Luz reforça seu compromisso com a democratização do espaço público e com a valorização dessas expressões como tecnologias de convivência, memória e futuro. Em tempos de criminalização da cultura de rua, é urgente reconhecer sua potência e garantir sua presença na paisagem da cidade”, afirma Juliana Flores, diretora artística e curadora do festival.

Visitas guiadas

Durante a realização da Festa da Luz, entre os dias 14 e 17/8, a Cemig promoverá visitas guiadas acessíveis pelos espaços que recebem as instalações artísticas. Em cada dia, a partir das 18h30, o grupo de até 30 pessoas sairá da Praça Fuad Noman (em frente aos edifícios Sulacap/Sulamérica) e seguirá pelas ruas do hipercentro.

Com duração de 1h30, a iniciativa contará com intérprete de Libras e com recurso de audiodescrição para as pessoas com deficiência interessadas em participar da iniciativa. Não há necessidade de inscrição. O grupo será formado por ordem de chegada.

A partir do ponto de encontro, a visita seguirá pela Avenida Afonso Pena, entrando na Rua Tamoios em direção ao Parque Municipal. O percurso continua por cima do viaduto Santa Tereza. Na sequência, a visita segue pela Rua Sapucaí para observação das obras. Depois da passagem pelo viaduto, o percurso segue pela Rua Aarão Reis, finalizando a visita na Praça da Estação.

foto da Praça da Liberdade iluminada
Crédito: Lucas Henrich
Legenda: Edição 2025 da Festa da Luz começa nesta quinta-feira, em Belo Horizonte.