APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig sedia seminário internacional sobre conservação de peixes

Com presença de especialistas da Ásia e África, evento tem transmissão ao vivo

O 6º Seminário Estratégias para Conservação de Peixes, evento organizado pela Cemig, através do Programa Peixe Vivo, se inicia nesta terça-feira (8/8). Desde 2009, o Seminário tem sido realizado com o objetivo principal de abordar os impactos ambientais causados à biodiversidade de peixes por hidrelétricas e promover discussões sobre estratégias e medidas de manejo e conservação que podem ser adotadas para mitigá-los. Além disso, esta edição é especial, pois celebra os 15 anos do Programa Peixe Vivo, lançado em 2007, demonstrando o compromisso contínuo da Cemig com a conservação e o cuidado com a fauna aquática.

Nesta edição, o evento ainda trará o painel internacional realizado pelo SHAASAN (Sustainable Hydropower for Africa, Asia and South America Network). O Projeto SHAASAN tem como objetivo reduzir o impacto da energia hidrelétrica sobre as atividades pesqueiras das quais comunidades de pescadores de baixa renda em nações em desenvolvimento dependem para a segurança alimentar. Através da implementação de estratégias e intervenções direcionadas, o SHAASAN busca mitigar os efeitos adversos dos projetos de energia hidrelétrica sobre as populações de peixes e os meios de subsistência das comunidades locais. Por meio de esforços colaborativos e abordagens inovadoras, o projeto visa garantir um equilíbrio sustentável entre o desenvolvimento hidrelétrico e a preservação das atividades pesqueiras, protegendo, assim, a segurança alimentar e o bem-estar das comunidades vulneráveis.

 

Troca de experiências

O Seminário possui relevância significativa para o setor elétrico, pois busca reunir representantes de diversas áreas e esferas da sociedade. O público interessado nas palestras é amplo e diversificado. Biólogos, engenheiros, técnicos, representantes de órgãos ambientais, de empresas do setor elétrico, consultorias, universidades e estudantes foram convidados a participar. A intenção é criar um espaço propício para a troca de experiências e boas práticas relacionadas à conservação de peixes e à preservação dos ecossistemas aquáticos, levando em consideração os desafios e as oportunidades específicas desse cenário.

O evento também proporciona a discussão científica sobre o conhecimento atual da ictiofauna e as práticas de manejo ambiental utilizadas por empresas, governos, universidades e organizações não governamentais em ecossistemas aquáticos no Brasil e no mundo.

O 6º Seminário Estratégias para Conservação de Peixes ocorre nos dias 8 e 9 de agosto de 2023, no auditório da Cemig (Av Barbacena 1200 – Santo Agostinho), com transmissão online pelo Youtube. O evento é gratuito, com emissão de certificado para os participantes (modalidade presencial e online) que realizaram inscrição pelo site.