APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig premia melhores fornecedores com destaque para soluções inovadoras e sustentáveis

Companhia reconhece parceiros que se destacaram na qualidade e eficiência de seus produtos e serviços à Cemig, alinhado ao seu propósito de atendimento ao cliente com excelência.

19/04/24

A Cemig realizou na noite dessa quarta-feira (17/04), no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), em Belo Horizonte, a solenidade de entrega do Prêmio Melhores Fornecedores 2024. Desde 2009, a premiação reconhece e homenageia as empresas parceiras que se destacaram na prestação de serviços e no fornecimento de materiais, contribuindo para que a Cemig pudesse gerar, transmitir e distribuir energia elétrica com qualidade aos seus clientes. O prêmio teve 23 categorias, envolvendo performance, inovação e sustentabilidade.

Na abertura da solenidade, o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, destacou algumas ações em curso na empresa dentro do plano de investimentos de cerca de R$ 35,6 bilhões entre 2024 e 2028 e enfatizou que os fornecedores são parceiros essenciais nesse ciclo. “Temos dois principais propósitos na Cemig: ser indutores do desenvolvimento de Minas e melhorar a vida da população. Para isso, precisamos ir para além dos parâmetros regulatórios e melhorar continuamente a nossa prestação de serviços. E não podemos fazer isso sem grandes parcerias com os nossos fornecedores”, destacou.

Prêmio inédito A empresa Prysmian Cabos e Sistemas do Brasil foi a ganhadora do prêmio “Destaque em Inovação”, inédita na premiação, com o projeto do “cabo green”. O produto utiliza um revestimento feito com 20% de polietileno de origem vegetal, obtido por meio da cana-de-açúcar, ao contrário dos tradicionais que são revestidos de material 100% polietileno originado do petróleo, um combustível fóssil. A Cemig é a primeira distribuidora brasileira a usar essa tecnologia mais sustentável.

“A iniciativa desse prêmio mostra como tanto a Cemig quanto a Prysmian estão preocupadas com a sustentabilidade e com a inovação e inspira outras empresas a também buscar soluções inovadoras, que vão fazer a diferença para os negócios, para as pessoas e para o planeta”, disse o head de Pesquisa e Inovação da Prysmian, Kleber Beloni Caliani.

Os cabos foram instalados como teste no ano passado em uma rede da Região Metropolitana de Belo Horizonte e obtiveram desempenho bastante satisfatório, credenciando-os para a utilização na rede da empresa. O material é fabricado na unidade da Prysmian, em Poços de Caldas, no Sul de Minas.

Sustentabilidade Pelo segundo ano consecutivo, a Cemig também premiou os fornecedores que se destacaram com práticas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança). No pilar Social e Governança, o prêmio ficou com a KPMG Auditores Independentes, pelo projeto Pequeno Cidadão. A iniciativa atende diariamente 220 jovens da periferia do município, de 11 a 15 anos, no contraturno escolar, com atividades extracurriculares como prática esportiva, reforço escolar, robótica, leitura, inclusão digital e ações de sustentabilidade, como plantio de hortaliças, reciclagem, reaproveitamento de lixo eletrônico, entre outras. Em 27 anos de projeto, 5,8 mil jovens passaram pela estrutura.

“O prêmio da Cemig é importante porque inspira todos os fornecedores a assumir um compromisso genuíno com as questões ambientais, sociais e de governança. Além das atividades inerentes ao negócio, temos muito a contribuir com a prosperidade da nossa sociedade, por meio do desenvolvimento das comunidades no nosso entorno”, ressalta Eliane Momesso, gerente sênior de Cidadania Corporativa da KPMG.

Já no pilar Ambiental, a empresa vencedora foi a SAE Towers Brasil Torres de Transmissão. A empresa implementou diversas ações de eficiência energética em suas unidades industriais. Entre as medidas estão a substituição de lâmpadas de LED e a instalação de telhas translúcidas, que reduziram o consumo de energia, a implementação de uma usina solar fotovoltaica e de um sistema de reuso de água da chuva.

O reconhecimento das iniciativas ESG reforça o engajamento dos fornecedores e está em linha com as estratégias da companhia, como ressalta a diretora de Comunicação Empresarial e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira: “A Cemig está atenta aos impactos sociais e ambientais da nossa atividade. E ter uma cadeia de suprimentos mais sustentável faz parte das boas práticas de governança. Isso não ocorre de maneira individual ou com uma relação distante. Cemig e fornecedores precisam andar juntos nessa direção. Cada vez mais vamos fortalecer essa relação no dia a dia para mitigar os riscos e identificar as oportunidades”, diz.

Compras em alta O diretor de Compras e Logística da Cemig, Osias Galantine, destacou aos representantes das empresas parceiras que, nos últimos três anos, a Companhia realizou mais de R$ 30 bilhões em compras, valor aproximado à soma do período entre 2009 e 2020, e que a Cemig tem buscado cada vez mais se aproximar dos parceiros, como a ações inovadoras no setor elétrico, como o Fórum de Fornecedores.

“Na complexa teia de relações comerciais, cada fornecedor é um fio fundamental. Ao reconhecermos suas contribuições, celebramos não só sucesso individual, mas também a interdependência que nos une. Que essa premiação seja mais que um reconhecimento, mas um tributo à conexão que nos torna mais forte juntos”, finalizou Galantine

Além dos prêmios de destaque em inovação e sustentabilidade, o Prêmio Melhores Fornecedores condecorou as empresas que obtiveram a melhor performance, medida pelo Índice de Desempenho do Fornecedor em cada categoria de fornecimento avaliada, no período de janeiro a dezembro de 2023.

Ganhadores Confira abaixo a lista de ganhadores em cada área:

Imagem do presidente da Cemig discursando
Crédito da foto: Bruno Werneck/CEMIG/Divulgação

​Legenda: O presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho.