APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig inicia substituição de 5 mil geladeiras para atingidos pelas chuvas em Minas Gerais

Ação faz parte do Programa de Eficiência Energética, que possibilita a troca de eletrodomésticos defasados por aparelhos modernos com menor consumo de energia

A Cemig iniciou, nesta quinta-feira (14/04), a substituição de 5 mil geladeiras para famílias de cidades que foram atingidas pelas chuvas torrenciais que castigaram Minas Gerais no início deste ano. Os eletrodomésticos serão entregues em 105 municípios que atenderam aos critérios estabelecidos. A previsão é que todas as famílias beneficiadas tenham as geladeiras substituídas até o fim de junho.  

O início das trocas aconteceu em Belo Vale, no colar metropolitano da RMBH, com a presença de equipes da Cemig, autoridades locais e de famílias beneficiadas. Belo Vale foi um dos municípios mais impactados pelas tempestades e será contemplado com a substituição dos eletrodomésticos para 481 famílias.   

A ação integra o Programa de Eficiência Energética (PEE), que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e praticado pela Cemig desde 2005. O programa busca conscientizar consumidores sobre práticas que reduzem e eliminem o desperdício de energia. Assim, o PEE promove a troca de lâmpadas e eletrodomésticos ineficientes por outros mais modernos, reduzindo o consumo de energia, promovendo a sustentabilidade. 

Cerca de mil eletrodomésticos já estão à disposição das prefeituras, que ficaram encarregadas da logística de entrega direta para os beneficiados, de modo a completar a substituição dos equipamentos obsoletos. Nas próximas semanas, todas as cinco mil geladeiras estarão disponibilizadas.  

Compromisso 

Ronaldo Lucas Queiroz, gerente de Eficiência Energética da Cemig,  reforça o compromisso da Cemig com a responsabilidade social e com o desenvolvimento de Minas Gerais.  

“O auxílio aos atingidos pelas chuvas não se resumiu a essas 5 mil geladeiras por parte da Cemig. Os clientes tiveram condições especiais de pagamentos e realizamos a campanha SOS Chuvas, em parceria com o Servas, na qual transformamos agências da Cemig em pontos de coleta de doações para atingidos, além de uma intensa campanha de comunicação incentivando as doações. Essa atuação reforça um dos valores mais relevantes para nós, da Cemig. Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, destacou o gerente.  

Ronaldo Lucas Queiroz esclarece que as geladeiras estão sendo substituídas de forma proporcional ao número de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico do Governo federal, residentes nos municípios decretados como em situação de emergência ou de calamidade pública em decorrência das chuvas e que tenham o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor que 0,68.   

“Em Minas Gerais, o número de municípios em estado de emergência ultrapassou a marca dos 400. Houve enorme prejuízo humano e material. Essa mobilização busca amenizar esses impactos, criando a oportunidade de iniciar a recuperação com um item tão essencial a qualquer família”, completa o gestor da companhia. 

Condições especiais

Logo após o início do período chuvoso mais crítico, a Cemig disponibilizou condições especiais para os clientes atendidos em baixa tensão (até 220 volts). Dessa forma, a Cemig permitiu que os clientes pudessem parcelar as faturas de energia atrasadas em até 12 vezes sem juros em seus canais digitais. Para as unidades consumidoras inscritas no Programa Federal de Tarifa Social de Energia Elétrica, os clientes puderam aproveitar as condições ainda mais especiais e pagar em até 24 parcelas mensais, sem juros.  

Ponto de coletas de doações  

Além disso, a Cemig, junto com o Servas, disponibilizou pontos de coleta de doações para a campanha SOS Chuvas MG. A ação teve como objetivo prestar apoio às famílias mineiras que foram afetadas com os temporais. Foram recebidas milhares de doações, entre água mineral, itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, roupas de cama e banho.    

Para incentivar as doações, a Cemig realizou uma intensa campanha de incentivo às doações, que contou com a veiculação diária de inserções em 291 emissoras de rádio no estado.

 

Publicação em 14.04.2022