APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig informa sobre operação da UHE Irapé – janeiro de 2023

Cemig esclarece sobre abertura de comportas na UHE Irapé, localizada no Rio Jequitinhonha

Atualização 30/01/2023 às 10h

Considerando a elevação das vazões recebidas no reservatório ao longo do último final de semana, aproximando-se de 600 m³/s no início do último domingo (29/01), a Cemig informa que será necessário ampliar a vazão liberada na UHE Irapé a partir desta segunda-feira (30/01) para o patamar de 350 m³/s. A ampliação tem como objetivo controlar a tendência de ganho de nível do reservatório, que se encontra com 93,9% às 9h desta segunda, visando manter o requisito de volume de espera para o período.

Atualização 23/01/2023 às 17h

A Cemig informa que, ao longo da última semana, a partir do dia 16/1, foi possível praticar vazões liberadas na UHE Irapé em menor valor, considerando a redução das vazões recebidas no reservatório.

Porém, com as novas chuvas que ocorreram na bacia do rio Jequitinhonha desde o último dia 20/01, as vazões recebidas no reservatório voltaram a subir e, em consequência, o reservatório voltou a ganhar volume, aproximando-se do nível correspondente ao volume de espera para o período.

Com o objetivo de controlar a subida de nível do reservatório e garantir o volume de espera necessário para o amortecimento de cheias, será necessário ampliar a defluência da UHE Irapé a partir de terça-feira (24/1), com abertura do vertedouro no início da manhã, totalizando uma vazão total liberada de 300 m³/s.

Conforme informado nas últimas atualizações, este valor de defluência já pode causar impacto na Ponte do Colatino, localizada cerca de 15km após a usina.

A manutenção de um volume vazio no reservatório durante a estação chuvosa, o volume de espera, é fundamental para garantir a proteção do vale de jusante para maiores vazões, permitindo que o reservatório armazene a cheia afluente e faça liberações de vazão de forma controlada.


Atualização em 11/01/2023 às 11h

Informamos que devido a continuidade da elevação das vazões recebidas na UHE Irapé e consequente elevação de volume, atingindo 87,4 % nesta data, será necessário ampliar a vazão defluente da UHE Irapé para 500 m³/s a partir de 14h, sendo 250 m³/s de vazão turbinada e também de vazão vertida (pelas comportas).

Para este patamar de vazão, os efeitos de inundação no Rio Jequitinhonha ainda são reduzidos, mas há o risco de inundação da Ponte do Colatino, localizada cerca de 15 km após a usina e que possibilita o acesso ao distrito de São João de Vacarias. A vazão de restrição mapeada para a UHE Irapé é de 2100 m³/s, relativa ao início de inundação para a cidade de Coronel Murta.

A Cemig informa, ainda, que os órgãos de Proteção e Defesa Civil seguem em contato permanente com a Companhia, sendo informados desta operação.

Publicado em 10/01/2023 13h30

Neste início de janeiro,  há registro de grandes volumes de chuva em toda Minas Gerais, inclusive na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha, onde se localiza a UHE Irapé.

Nos últimos dias, as vazões que chegam ao reservatório da UHE Irapé se elevaram de maneira expressiva, saindo de patamares próximos a 100 m³/s na última terça-feira (03/01/2023) para vazões próximas a 800 m³/s na data de hoje. Nessa última semana, a liberação de vazões da UHE Irapé estava próxima a 50 m³/s, sendo ampliada para 200 m³/s ontem e com nova ampliação no dia de hoje, para 250 m³/s, correspondente a máxima capacidade de geração da usina. O volume útil atual do reservatório é de 86%.

Considerando a elevada disponibilidade de geração hidrelétrica em todas as regiões do Sistema Interligado Nacional (SIN), foi deliberado junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) proceder com  a ampliação das vazões nesta última segunda-feira por meio  da abertura de comportas, devido a incapacidade de alocação de produção de energia adicional no SIN pelas condições sistêmicas: baixa carga e elevada disponibilidade de geração. Nesta condição, as vazões turbinadas pelas unidades geradoras eram de 50 m³/s e foram implementados 150 m³/s adicionais através do vertedouro da usina.

Já hoje, terça-feira (10/01), foi possível alocar mais geração no SIN, possibilitando ao ONS maximizar a geração da usina e com isso condicionar o fechamento do vertedouro, totalizando 250 m³/s de liberação.

Entretanto, considerando as elevadas vazões afluentes ao reservatório e rapidez no ganho de armazenamento, será necessário abrir novamente as comportas do vertedouro, dessa vez de forma adicional à vazão turbinada pelas máquinas da usina.

Dessa forma, a partir das 16h desta terça-feira, as comportas serão abertas com a vazão de 100 m³/s, totalizando 350 m³/s de liberação de água. Com as vazões chegando ao reservatório ainda superiores a este patamar, o armazenamento seguirá se elevando nos próximos dias, podendo ser necessárias novas ampliações de liberações de vazões nos dias que seguirão.

 

Esclarecimento de informações falsas divulgadas

Circularam informações que a abertura das comportas se daria pelo reservatório ter atingido sua capacidade máxima de armazenamento (100% do volume útil), o que não é verdade, considerando o armazenamento de 86% verificado em 10/01/2022.

A Cemig repudia a disseminação de notícias falsas, pois trata-se de atitude irresponsável e que pode trazer consequências indesejadas para a população e para a Companhia.

A Cemig disponibiliza o aplicativo Prox, para acompanhamento em tempo real das operações dos seus reservatórios, sendo que a ferramenta permite uma comunicação mais efetiva com a comunidade, bastando apenas o download gratuito nas  lojas Play Store e App Store. Além disso, no site da Cemig também é possível acompanhar a operação do nível da UHE Irapé por meio deste link.

 

Impactos da abertura das comportas

A Cemig reforça, ainda, que todas as manobras de vertedouros que possam diretamente agravar alguma situação de cheia são comunicadas imediatamente junto às defesas civis dos municípios envolvidos. Ou seja, qualquer informação quanto a possíveis inundações devido à política operativa dos reservatórios da Cemig é encaminhada aos órgãos oficiais, que devem ser consultados para a devida informação.

Ainda assim, vale ressaltar que, após a barragem da UHE Irapé, o Rio Jequitinhonha percorre um grande trecho até desembocar ao mar. Dessa forma, existem diversos rios que o alimentam que por si só são capazes de produzir cheias significativas ao longo dos municípios ribeirinhos, como é o caso do Rio Araçuaí.

Assim como no caso da UHE Três Marias, que teve comportas abertas nessa semana, a abertura das comportas na UHE Irapé se dá de maneira preventiva, para evitar que o reservatório ocupe o volume de espera para amortecimento de cheias nesse período chuvoso. Acesse o link acima para entender melhor como se dá a dinâmica de controle de cheias em um reservatório de acumulação, como o da UHE Irapé.