APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig firma novas parcerias e acelera projetos P&D

A inovação, em todas as áreas, é um dos pilares para a construção do futuro e os processos de cocriação são as maneiras mais eficientes e criativas de agregar capital intelectual ao negócio. Nesse sentido, a Cemig segue atraindo novos parceiros para o desenvolvimento e aprimoramento de produtos e serviços.

Abaixo, uma breve apresentação dos novos projetos que estão em andamento:

SISTEMA GESTÃO DE RISCOS

Título: Sistema integrado para gestão de riscos e retorno no mercado de energia brasileiro

Prazo de execução: 30 meses

Objetivo: Desenvolvimento de algoritmos capazes de gerar cenários com multivariáveis, algoritmos de otimização multiobjetivo e para a quantificação de riscos.

Produto gerado: O produto do projeto será um sistema computacional (software), dividido em três módulos. Cada módulo terá como objetivo auxiliar nos processos de tomada de decisão no curto, médio e longo prazo para os negócios de geração, comercialização e distribuição de energia da Cemig.

Previsão de consumo de clientes (do ambiente livre e mercado regulado);

Definição de oferta em mercados baseados em preço;

Gestão e controle de risco e retorno do portfólio.

Descrição técnica sucinta: O projeto tem o objetivo de desenvolver algoritmos capazes de gerar cenários com multivariáveis, na qual serão empregadas técnicas de Inteligência Artificial (IA) como Machine Learning (Foundation Models) e desenvolvidos algoritmos de otimização multiobjetivo e para a quantificação de riscos. O sistema contará com plataforma web, multiusuário e com processamento em nuvem e deverá ser acoplado às soluções atualmente utilizadas pela concessionária.

Benefícios: Redução de erros de previsão, melhoria no processo de contração de MUST, aumento da margem das negociações e redução da incerteza na tomada de decisão da geradora.

Entidades envolvidas: Cemig Geração e Transmissão, Cemig Distribuição e Engenharia Assistida por Computador Ltda (ENACOM)

SUPERVISÓRIO DE CHEIAS

Título: Supervisório de Controle de Cheias: Desenvolvimento de uma assistente virtual que emprega os conceitos de IA humanística para auxiliar na validação dos dados, tomada de decisões e cenarização de horizontes futuros

Prazo de execução: 24 meses

Objetivo: Desenvolver um assistente virtual para operação de reservatórios, controle de cheias, emissão de alertas e validação de dados em tempo real, de forma a aumentar a segurança operacional das barragens dos empreendimentos hidrelétricos através da otimização da tomada de decisões.

Produto gerado: O produto resultante será um Sistema Computacional que irá auxiliar no monitoramento das condições dos reservatórios, o sistema desenvolvido será composto de softwares para validação e consolidação de dados, simulador de cenários, otimizador de operação e um dashboard para interação com o usuário.

Descrição técnica sucinta: O assistente virtual a ser desenvolvido permitirá validar os dados monitorados nos postos de medição e indicará possíveis correções para esses dados, de forma a facilitar a tomada de decisão operacional, especialmente para o controle de cheias. Espera-se que essas funcionalidades aumentem a eficiência do acompanhamento em tempo real das condições de operação dos reservatórios e conferindo maior segurança operacional.

Benefícios: Dentre os benefícios esperados podemos destacar a redução de HH com plantões e sobreavisos, melhoria na consistência de Dados Hidrológicos, maior rastreabilidade da tomada de decisão na operação; possibilidade de ganhos com a comercialização da solução inovadora.

Entidades envolvidas: Cemig Geração e Transmissão e Sidi

PLATAFORMA DE DADOS SATELITAIS PARA GTD

Título: Plataforma de Coleta e Tratamento e Processamento de Dados Satelitais para GTD

Prazo de execução: 24 meses

Objetivo: Desenvolver uma plataforma computacional, baseada em algoritmos de Inteligência Artificial e Visão Computacional, para coleta, tratamento e processamento de dados e imagens satelitais obtidos por nanosatélites de baixa órbita (LEO – Low Earth Orbit), visando o auxílio nas atividades de operação e manutenção dos ativos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica da CEMIG. O P&D também tem como o objetivo de gerar uma metodologia própria para a classificação e detecção das problemáticas, auxiliando na tomada de decisão da concessionária.

Produto gerado: Plataforma para coleta, tratamento e processamento de dados sateliais.

Descrição técnica sucinta: Desenvolvimento de metodologia de coleta, tratamento e processamento de dados satelitais para GTD embarcada em Plataforma Web contendo soluções para: Detectar incêndio em faixas de servidão de linhas de transmissão; Detectar o crescimento de vegetações ao redor das linhas de transmissão, dos pontos de limpeza de faixa e dos reservatórios; Fiscalizar a limpeza de faixa das linhas de transmissão; Monitorar macrófitas em reservatórios; Auxiliar na otimização de rotas para linhas de transmissão; Detectar erosão próxima das linhas de transmissão; Monitorar dados de umidade e temperatura do solo; Monitorar aspectos físico-químicos da água; Monitoramento de invasões; Auditoria de conexões irregulares.

Benefícios: Ao final do projeto é esperado que a plataforma de dados satelitais possa atuar na melhora dos índices de Produtividade, Qualidade do Fornecimento e Gestão de Ativos relacionados as atividades referentes a faixa de servidão da CEMIG. Redução de PV, Redução de HH e Incremento do Volume de Ligações Clandestinas.

Entidades envolvidas: Cemig, Instituto Senai De Inovação Em energias Renováveis – ISI-ER e Instituto Senai De Inovação Em Sistemas Embarcados – ISI-SE

SOLUÇÃO AUTÔNOMA PARA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ESFERAS DE SINALIZAÇÃO

Título: Solução Autônoma Integrada para Instalação e Manutenção de Esferas de Sinalização em Linhas de Transmissão e Distribuição

Prazo de execução: 30 meses

Objetivo: A proposta visa aumentar a segurança das operações em “linha viva” na manutenção das linhas de transmissão e distribuição de energia, com aumento da eficiência e redução de custos operacionais

Produto gerado: Sistema para instalação das esferas de sinalização utilizando drone teleguiado composto de esfera de sinalização robótica, solução para instalação da esfera robótica por drone autônomo e solução para limpeza e pintura de esferas utilizando drone autônomo.

Descrição técnica sucinta: Solução para instalação/manutenção de esferas composto de: esfera robótica, sistema teleguiado com esfera convencional, sistema autônomo com esfera robótica e sistema autônomo para limpeza e pintura de esferas de sinalização

Benefícios: redução do custo de instalação e manutenção das esferas de sinalização, redução da exposição ao risco durante a instalação das esferas de sinalização

Entidades envolvidas: Cemig, Instituto Centro de Tecnologia de Software – ICTS, MB WeldWorks