APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig emite cerca de 12 milhões de certificados de energia limpa e renovável no mercado livre

Certificações garantem a produção de energia limpa das principais usinas hidrelétricas da companhia e de dois parques eólicos no Ceará

Referência em sustentabilidade no setor elétrico, a Cemig já emitiu cerca de 12 milhões de Certificados de Energia Renovável – RECs para seus clientes no mercado livre de energia desde 2019. Essas certificações comprovam a utilização de energia limpa, renovável e rastreável que segue em total consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente.

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) permite que o cliente tenha liberdade na escolha de quem deseja comprar energia, possibilitando aquisição do produto a preços inferiores aos do Ambiente de Contratação Regulado – ACR, também conhecido como mercado cativo. A Cemig é a líder nacional no ACL e referência nesta modalidade, com uma participação de mais de 15% neste ambiente de comercialização em todo o Brasil.

Neste sentido, a Cemig vem expandindo a comercialização dos certificados de energia renovável I-REC e Cemig-REC no mercado livre, garantindo a produção de energia limpa das principais usinas hidrelétricas da companhia e de dois parques eólicos no Ceará: Volta do Rio e Parajuru.

“Esses selos comprovam que o consumo de energia está livre de emissão de gases nocivos ao meio ambiente e atendem aos requisitos do Escopo 2 do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG Protocol) – protocolo internacional para mensuração das emissões – bem como da ISO 14.064, que é a norma internacional de verificação dos inventários de gases de efeitos estufa”, afirma o diretor de Comercialização da Cemig, Dimas Costa.

Somente no ano passado, a Cemig emitiu cerca de 3,5 milhões de certificados de energia renovável para seus clientes livres. Dimas Costa explica a importância dessa certificação para as empresas, principalmente para comprovar o comprometimento delas com as práticas ESG (Environmental, Social and Governance – sigla em inglês para definir padrões ambientais, sociais e de governança).

“Os certificados atendem a padrões internacionais e garante que a energia da companhia é renovável, por meio de controles próprios e de metodologia proposta por consultoria especializada. Com esse certificado, as empresas podem garantir que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis”, explica.

 

Arena MRV receberá certificação junto à Cemig

A MRV firmou, no último mês, um contrato para compra de energia para os próximos cinco anos e meio. Desta forma, o estádio receberá o certificado Cemig-REC assim que o contrato for ativado, o que deve acontecer logo após a inauguração da Arena.

A contratação de energia junto à Cemig foi na modalidade “flexibilidade total”, ou seja, a Arena se preocupará apenas com a gestão do seu negócio, recebendo a energia na exata medida que consumir e sem obrigações de consumo mínimo ou limite de consumo máximo.

 

E-commerce

A Cemig segue atuante no mercado livre, com a mesma intensidade que tem lhe garantido a liderança desde meados dos anos 2000, e agora com uma novidade: um novo site de e-commerce, que permite a negociação totalmente digital, desde a simulação da oferta com descontos personalizados até a contratação da energia, na modalidade varejista. Os clientes de média tensão de todo o Brasil podem acessar o site energialivre.cemig.com.br e fazer sua contratação.

 

Crédito da foto: Atlético/Divulgação

Sugestão de legenda: Inaugurada recentemente, a Arena MRV receberá o certificado Cemig REC.