APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig e Mart Minas assinam contrato de autoprodução no Mercado Livre de Energia

Rede de Atacarejo terá a demanda de energia atendida por usina fotovoltaica em São Gonçalo do Abaeté 

13/03/23

A Cemig e o Mart Minas, líder no segmento do Atacarejo de Minas Gerais, concluíram a negociação de um contrato de autoprodução de energia. O acordo no Mercado Livre de Energia vai garantir o arrendamento de parte do parque solar da usina fotovoltaica (UFV) Jusante, no município de São Gonçalo do Abaeté-MG. Essa unidade será responsável pela autoprodução de 20 megawatts de energia renovável, que abastecerá 62 lojas mineiras do Mart Minas e 19 lojas do Dom Atacadista, pertencentes ao grupo e localizadas no Rio de Janeiro.

O acordo foi assinado nesta quarta-feira (13/3) pelo presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, o vice-presidente de Comercialização da companhia, Dimas Costa, e os representantes do Mart Minas, na sede da rede supermercadista, na região Oeste de Belo Horizonte.

A construção do parque solar tem investimentos estimados em R$ 377 milhões. Deste total, R$ 108 milhões foram destinados para as duas usinas arrendadas para o Mart Minas e Dom Atacadista. O projeto foi desenvolvido integralmente pela engenharia da Cemig e viabilizado por meio de negociações entre as empresas.

A autoprodução é uma modalidade disponível no Mercado Livre de Energia, na qual as empresas geram sua própria energia, utilizando fontes renováveis e ecologicamente responsáveis. O modelo promove a independência energética por meio de diversas fontes de energia limpa, como a solar, eólica, biomassa e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e reduz a dependência de fontes tradicionais, suprindo o abastecimento da empresa, sem que ela precise acionar outros geradores.

Dessa forma, o Mart Minas e Dom Atacadista se tornarão os primeiros clientes supermercadistas a operar com autoprodução de energia elétrica.

“Essa decisão demonstra o compromisso da empresa não apenas com a eficiência operacional, mas também com a sustentabilidade, pois a autoprodução de energia é uma maneira de contribuir com a descarbonização, além de otimizar recursos”, avaliou o diretor administrativo e financeiro do Mart Minas, Matheus Neves.

O vice-presidente de Comercialização da Cemig, Dimas Costa, destacou as vantagens do Mart Minas ao se tornar um autoprodutor no Mercado Livre de Energia.

“Com este acordo, o Mart Minas terá redução de custos e previsibilidade dos gastos, podendo investir na autoprodução e garantir a autossuficiência energética. Outro ponto importante deste acordo para a Cemig é que essa inédita parceria com o Mart Minas no Mercado Livre de Energia está em sintonia com nossas estratégias de contribuir continuamente para o desenvolvimento sustentável”, explicou

 

Redução na emissão de CO2 

Com esse acordo, o grupo minimizará suas emissões de toneladas de CO2 representando uma redução significativa de carbono devido ao uso de energia limpa e renovável pela Rede de Atacarejo.

“A expectativa é que esse investimento resulte em considerável diminuição dos gastos energéticos das lojas, proporcionando uma gestão mais eficiente dos custos operacionais. Alinhado à missão da empresa de aumentar o poder de compra das pessoas, essa iniciativa favorece a manutenção de preços competitivos e uma experiência de compra mais vantajosa para os clientes. Estamos com os olhos voltados para o futuro e mobilizados para garantir a sustentabilidade das operações”, avaliou o diretor administrativo e financeiro do Mart Minas, Matheus Neves.

“O contrato de longo prazo firmado com a Cemig, uma das principais empresas de energia do mundo, atesta a confiança mútua e solidifica as bases para uma parceria duradoura,” afirmou o executivo.

Imagem de três homens sorrindo

Crédito da foto: Rodolfo Magela

Legenda: Matheus Souza Neves, diretor da Mart Minas, Reynaldo Passanezi Filho, presidente da Cemig e Murilo Martins, empresário fundador da Mart Minas, assinam acordo entre as empresas no ambiente do Mercado Livre de Energia.