Cemig destina novos recursos para projetos esportivos, de proteção à infância e atenção ao idoso
Chamadas públicas da companhia estão abertas até 13 de julho de 2026 e destinam recursos a projetos com impacto social
22/10/25
A Cemig abriu novas chamadas públicas para seleção de projetos sociais que receberão apoio da companhia nos próximos dois anos. Os editais contemplam iniciativas nas áreas de esporte, proteção à infância e adolescência e atenção à pessoa idosa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio da plataforma PROSAS e no site da companhia na seção de chamadas públicas até 13 de julho de 2026.
Os editais possuem cronograma contínuo de seleção, com liberação de recursos de forma trimestral até o encerramento do prazo de inscrição. Dessa forma, os interessados devem observar atentamente as etapas de cada chamada pública e garantir o envio das propostas dentro dos períodos previstos em edital.
Ainda em 2025, será feita a primeira escolha de projetos. As outras três seleções ocorrerão em 2026. Assim, para o primeiro aporte aos projetos selecionados, ainda neste ano, a inscrição deverá ocorrer até o dia 17/11, para todas as modalidades de projetos.
Como participar
Para participar do processo de seleção, o projeto esportivo tem que estar aprovado e apto à captação de recursos via Leis Federal e/ou Estadual de Incentivo ao Esporte. As iniciativas voltadas para as crianças e adolescentes devem estar aprovadas pelos respectivos Conselhos Municipal, Estadual ou Nacional da Criança e do Adolescente, assim como as ações de direcionadas aos idosos devem estar aprovados pelos Conselhos Municipal, Estadual ou Nacional do Idoso.
A inscrição é gratuita e deve ser feita no link disponível dentro de cada edital, no site a Cemig. Cada projeto deve ser cadastrado apenas uma vez durante toda a vigência do edital. A companhia realizará aportes financeiros nos projetos selecionados, conforme a avaliação e classificação de cada proposta nas etapas de seleção previstas no documento.
A diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, destaca o compromisso da empresa em atuar como uma das principais promotoras de investimento social em Minas Gerais. “Todos os anos, a Cemig lança editais que fomentam cidadania e desenvolvimento social. Nosso propósito é ampliar o alcance dos investimentos em todas as regiões do estado, valorizando iniciativas transformadoras e contribuindo para melhorar a vida das comunidades onde atuamos”, afirma.
Projetos esportivos
A Cemig irá avaliar e selecionar projetos esportivos aprovados e aptos à captação de recursos via Leis Federal e Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte. A companhia realizará aportes em projetos nas manifestações esportivas desporto educacional, social, rendimento, formação, participação e lazer. Os projetos devem estar direcionados à transformação e ao impacto social duradouros, promovendo o desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades.
Mais detalhes sobre o cadastro dos projetos esportivos podem ser obtidos no site da companhia. Dúvidas sobre o edital e o formulário de inscrição podem ser enviadas para o e-mail esporte@cemig.com.br.
Crianças e adolescentes
A chamada pública do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) é voltada à seleção de projetos de atendimento direto, apoio sociofamiliar, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social em Minas Gerais. O objetivo é ampliar e melhorar as ações voltadas a essa população.
Terão prioridade propostas voltadas para empreendedorismo, melhoria do desempenho escolar, empregabilidade e geração de renda, promoção do protagonismo e da autonomia dos jovens com foco na inserção no mercado de trabalho e educação financeira.
Dúvidas sobre o edital e o formulário de inscrição podem ser enviadas para editalfia@cemig.com.br. No e-mail, o proponente deve informar o nome da instituição, cidade e o item do edital ou formulário ao qual se refere a dúvida, com uma breve explicação.
População idosa
O edital voltado à população idosa tem como objetivo selecionar projetos assistenciais e de fortalecimento da rede de apoio ao idoso em Minas Gerais. Serão priorizados projetos que viabilizem a estruturação dos Fundos Municipais e Estadual do Idoso, além de iniciativas voltadas para empreendedorismo, geração de renda, diversidade, saúde, cultura e inclusão digital.
Mais detalhes sobre o edital estão disponíveis no site da Cemig. Dúvidas e informações podem ser enviadas para o e-mail idoso@cemig.com.br.

Crédito da foto: Cemig Divulgação
Multimídia
Fonte: Anne Aline Assis dos Santos, analista de Comunicação da Cemig
Cemig Drive.