APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig conclui conjunto de obras de melhoria na infraestrutura energética de Governador Valadares

O empreendimento faz parte do Programa "Minas Mais Energia" cujos investimentos foram de R$ 51 milhões na cidade

Governador Valadares inicia o ano de 2023 com sua infraestrutura energética reforçada graças às obras concluídas pela Cemig na cidade. Uma subestação de transformação, a SE Governador Valadares 5; uma subestação de chaveamento, a SE Governador Valadares 7; e três Linhas de Distribuição (LD) para interligar as subestações novas às já existentes entraram em operação, totalizando um investimento de cerca de R$ 51 milhões em melhorias no sistema elétrico da região. O empreendimento faz parte do Programa “Mais Energia” .

Além de Governador Valadares, os clientes das cidades de Alpercata e Periquito também vão perceber a melhoria na qualidade do fornecimento de energia. Segundo o engenheiro de expansão de alta tensão, Charlisson Pereira Campos, estas obras aumentaram o desempenho do sistema elétrico e a capacidade de conexão de novos clientes. “Só a nova subestação Governador Valadares 5 vai possibilitar um incremento de 50MVA de energia na região, o suficiente para atender uma demanda de 100 mil clientes”, afirmou o engenheiro.

A subestação de chaveamento, Governador Valadares 7, elevou a flexibilidade operativa do sistema elétrico regional, permitindo a transferência ágil de cargas entre as subestações adjacentes por meio das novas linhas de distribuição construídas. “Esse tipo de instalação agiliza o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica aos clientes , em caso de falta de energia, diminuindo o tempo e a quantidade de clientes interrompidos”, explicou Charlisson.

Completam a série de obras na cidade, os três novos trechos de Linhas de Distribuição (LD) de 138 KV : LD Governador Valadares 5 – Governador Valadares 7, LD Governador Valadares 2—Governador Valadares 7 e LD Central de Minas – Governador Valadares 7. Os trechos somam cerca de 30km de linhas construídas, com 150 MVA de potência. ” Toda essa nova infraestrutura vai permitir que os clientes da região liguem mais equipamentos e máquinas sem que haja qualquer problema de sobrecarga no sistema, além de deixar a rede elétrica da região preparado para crescimento futuro”, disse o engenheiro.

 

Programa Mais Energia

Entre as ações realizadas pela Cemig que impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida dos mineiros de cada localidade do estado, muitas são estruturantes e buscam contribuir para o desenvolvimento local.

Um dos principais programas em execução é o Mais Energia, que amplia o número de subestações em todo o estado. Com a iniciativa, 200 subestações mais modernas e potentes estão sendo construídas, sendo que muitas delas já foram entregues, integrando o parque de subestações já existente. O objetivo é garantir a ampliação do fornecimento de energia para novas cargas e melhorar a confiabilidade do sistema elétrico para toda a população mineira.