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Impedimento ao medidor pode levar à cobrança pela média dos consumos anteriores e até ao desligamento da energia

A Resolução 1000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aprimora procedimentos de medição e leitura, prevê que a Cemig pode faturar as contas de energia por média quando, por impedimento de acesso ao medidor, não for possível realizar a leitura. A resolução também permite que a companhia efetue o corte da energia, caso o impedimento se mantenha. Por isso, é fundamental que o cliente verifique a data da próxima leitura em sua fatura e permita o acesso do leiturista ao medidor na data correta.

É o que explica Amanda Mascarenhas, gerente de Leitura da Cemig. “A Resolução 1000 define que, nos casos de impedimento de leitura, a fatura seja gerada com base na média de consumo dos últimos 12 meses, o que pode levar o cliente a pagar um valor maior ou menor do que o consumo real registrado naquele mês”, comenta a gerente. “Em caso de impedimento de acesso ao medidor, a unidade consumidora também estará sujeita a desligamento da energia, de acordo com a Resolução 1000”, completa.

Desta forma, a Cemig orienta que o cliente fique sempre atento à data para receber o leiturista. “Para conferir a data da próxima leitura, basta o cliente verificar essa informação em sua fatura de energia, no campo próximo ao seu endereço”, orienta a gerente.

Envio de leitura

Para evitar a cobrança pela média e até um possível desligamento, também é possível que o próprio cliente informe à Cemig a leitura do seu medidor.

Nos medidores mais antigos, com quatro ou cinco “reloginhos”, basta o cliente copiar a posição dos ponteiros e informar o número registrado. Importante destacar que, quando algum desses ponteiros estiver entre dois números, o cliente deve considerar sempre o de menor valor. Já nos medidores com números, sejam analógicos ou digitais, é só o cliente os copiar na ordem em que aparecem.

De posse do número, a leitura pode ser informada por meio dos canais de atendimento disponibilizados pela companhia, como o aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS), a agência virtual Cemig Atende Web , o SMS (enviar um torpedo para o número 29810) e os aplicativos Telegram (@cemigbot direto no app) e Whatsapp (31 3506-1160).

Quando o leiturista verifica o relógio de energia, ele avalia se a leitura está dentro dos parâmetros do histórico de consumo do cliente. Caso não esteja, ele repete a leitura, fotografa o medidor e, se necessário, é feita uma vistoria no local. Somente após confirmar que a leitura está correta é que a fatura é liberada e enviada para o cliente. Tudo para que você pague o que realmente consome.

Para sua segurança, confira a relação das nossas empresas parceiras de leitura:

DELTA SERVIÇOS EM ELETRICIDADE E COMÉRCIO LTDA.

ENGEDATA INFORMÁTICA LTDA.

EXATA SER. EMPRESARIAIS LTDA.

GBS SERVIÇOS EMPRESARIAIS LTDA.

HOLOS CONS. ASSOCIADOS LTDA.

LEC BRASIL GESTÃO COMERCIAL LTDA.

MG SETEL SERV. EM TELECOM E ELETR. LTDA.

MINAS NORTE SERVIÇOS LTDA.

TELLUS INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES LTDA.

Nossos leituristas são devidamente identificados com uniformes e crachás, utilizam como ferramenta de trabalho o smartphone e impressora portátil. A data da execução da leitura está informada na sua conta de energia, programe-se para receber o leiturista.

Para facilitar a autoleitura e evitar o faturamento por média, nossos leituristas podem, via WhatsApp das nossas empresas parceiras, solicitar a informação da leitura.

Quer saber como informar a leitura da sua conta de energia? Clique aqui.

É importante destacar que a unidade consumidora está sujeita à suspensão do fornecimento de energia em função do impedimento de acesso à medição, art. 355 da REN 1000/21. Facilite o acesso do leiturista ao seu imóvel.

Evite acidentes, mantenha seu cão em lugar seguro durante a visita do leiturista.