Confira as dicas de segurança com pipas
O mês de julho chegou com o tempo ideal para praticar uma brincadeira muito tradicional no inverno: soltar pipas. Para que a diversão ocorra sem risco de acidentes, é preciso que a atividade seja realizada com muita cautela, tendo em vista a proximidade dos papagaios com a rede elétrica.
Entretanto, as precauções não se limitam às brincadeiras ao ar livre, pois estamos em período de férias escolares e também podemos encontrar perigos no ambiente doméstico. Por isso, para curtir o mês de descanso sem dor de cabeça, é preciso evitar situações de risco.
Veja nossas dicas de segurança:
⚡Muita atenção ao soltar pipas ⚡
- Quando for brincar, prefira sempre uma área aberta e sem rede elétrica por perto, assim o perigo de contato entre as pipas e a fiação é minimizado, evitando choques elétricos e interrupções na energia.
- Nunca realize o resgate de pipas presas à rede elétrica. A aproximação indevida à fiação é uma das maiores causas de acidente.
- O uso de linhas cortantes, como a linha chilena ou com cerol, é proibido por lei. Além de representarem um risco de acidentes por si só, essas linhas são condutoras de eletricidade e, ao entrarem em contato com a rede elétrica, podem causar choques graves. Outro perigo é que elas podem romper os cabos de energia, colocando em risco a segurança de quem estiver por perto.
⚡Cuidados no ambiente doméstico⚡
- Fique de olho nas tomadas! Atente-se à presença de tomadas sem proteção e evite ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada utilizando benjamins ou “Ts”. Além disso, lembre-se: não é recomendado usar dispositivos eletrônicos enquanto os estiver carregando.
- Com crianças, o cuidado é redobrado. Tenha certeza de que o uso de eletrodomésticos, como o micro-ondas, seja sempre feito com a supervisão de um adulto e elimine todos os fios desencapados da sua residência.
- Água e eletricidade não combinam! Jamais utilize equipamentos eletroeletrônicos em áreas molhadas, como saunas, piscinas e banheiros.
Em caso de emergências ou dúvidas, entre em contato pelo número de telefone 116.
A segurança deve estar sempre em primeiro lugar para que todos possam aproveitar as férias sem sustos.