Confira as dicas de segurança com a rede elétrica na produção agrícola
Minas Gerais é um dos estados onde a atividade rural é mais forte no Brasil. Dessa forma, a Cemig, comprometida em reduzir os acidentes com a rede elétrica em sua área de concessão, busca alertar os seus clientes sobre os riscos com a eletricidade. Na zona rural, é preciso ter muita atenção à utilização de máquinas agrícolas para a preparação do solo e colheita da safra.
Colheita farta é colheita segura. Confira nossas dicas:
⚡Mantenha máquinas agrícolas longe da rede elétrica⚡
- Irrigadores, pulverizadores e demais máquinas agrícolas devem ficar a uma distância segura da rede elétrica.
- Verifique se a altura de tratores, colheitadeiras e caminhões está a uma distância segura dos fios. Jamais tente levantar a rede.
- Tenha o cuidado de desviar dos estais (cabos de aço que prendem os postes ao chão). Eles não podem ser cortados nem mudados de lugar.
- Nunca tente cortar ou remover os cabos da rede elétrica.
- Atenção com os equipamentos de irrigação: os jatos de água na rede elétrica podem causar curto-circuitos.
⚡Cuidado ao instalar ou fazer manutenção em cercas⚡
- Cercas metálicas próximas a fios energizados podem se tornar um risco para pessoas e animais. Por isso, instale as cercas a uma distância segura e faça aterramentos.
- Cercas paralelas e distantes até 30m da rede elétrica devem ser seccionadas e aterradas a cada 250 metros.
- Em cercas transversais, faça um ponto de seccionamento e aterramento, em cada lado, a uma distância de 7,5m da rede.
- Recorra a profissionais qualificados e utilize materiais adequados para realizar os aterramentos. A norma Cemig ND-2.2 oferece as instruções necessárias.
- Coloque placas de aviso indicando a presença de cabos elétricos próximos à cerca para alertar trabalhadores e visitantes e lembre-se de fazer inspeções periódicas.
⚡Árvores e tempestades⚡
- Ao cultivar árvores de grande porte, como o eucalipto, mantenha uma distância mínima de 20 metros de cada lado da rede elétrica. A queda de árvore sobre a rede pode causar falta de energia e acidentes.
- Mesmo árvores de menor porte não devem ser plantadas próximas à rede elétrica. Galhos que tocam os fios também podem causar falta de energia e acidentes.
- Em dias de chuva com ventania e raios, fique longe de cercas e de árvores.
- Nunca realize a poda de galhos que estejam próximos à rede elétrica. Este trabalho somente pode ser realizado pela Prefeitura, Bombeiros ou Cemig.
- Não se deve colher frutos de árvores próximas da rede elétrica. Nunca use varas que alcancem os fios.
⚡Treinamento de pessoal⚡
- Treinar quem opera máquinas e realiza manutenções é fundamental. Um trabalhador bem orientado sabe identificar riscos, evita acidentes e protege a própria vida e a dos colegas.
⚡Queimada é crime e traz muitos riscos⚡
- Não provoque queimadas. Além de causar danos ao meio ambiente, pode causar acidentes graves, interromper o fornecimento de energia em grandes áreas e até atingir propriedades vizinhas. Também coloca em risco quem está no campo e pode resultar em punições legais.
Um choque elétrico, um incêndio ou a queda de energia causam prejuízos diretos para o produtor rural: atrasam a colheita, afetam o armazenamento e prejudicam o negócio. Fique atento sempre.
Em caso de dúvidas, ligue 116.