APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Desafio Cemig de Inovação 2021

Inovação constante é um dos grandes pilares da Cemig, e parte disso é conhecer novas ideias para o setor de energia. Por isso, lançamos o Desafio Cemig de Inovação 2021, com o objetivo de captar propostas de projetos de pesquisa e desenvolvimento que tragam soluções para os desafios apresentados nos macro temas:

  • Produtos e Serviços Inteligentes
  • Sistemas Elétricos do Futuro
  • Eletrificação e Eletromobilidade
  • Alternativas em Geração Sustentável

O Desafio ficará aberto por 18 meses, e, durante esse período, qualquer interessado poderá submeter sua ideia dentro dos temas descritos acima, por meio de formulário específico.

O processo de seleção da proposta será realizado por etapas e níveis. Caso o proponente seja aprovado na 1ª e na 2ª etapas, seguirá para a 3ª, para formatação de um projeto.

Podem enviar proposições pessoas físicas e sociedades jurídicas com sede no Brasil.

Informações complementares sobre o formulário de submissão de projetos

1. Nome Completo: Informar o nome do proponente
2. E-mail: Informar e-mail do Proponente (O protocolo de confirmação da submissão da proposta será encaminhado para o endereço de e-mail informado).
3. CPF: Informar número do CPF

4. Título da Proposta: informar o título da proposta
5. Entidade(s) Executora(s): Informar nome e o CNPJ da(s) entidade(s) executora(s)
6. Macrotema: informar o macrotema em que a proposta se insere conforme lista a seguir:

Produtos e Serviços Inteligentes
Sistemas Elétricos do Futuro
Eletrificação e Eletromobilidade
Alternativas em Geração Sustentável

7. Processos a serem transformados: Indicar os processos que serão transformados pela ideia conforme item 9.2 das Orientações para Apresentação de Propostas do Desafio Cemig de Inovação.

8. Descrição da Ideia – Escopo: Descrever de forma objetiva o que será feito para alcançar os objetivos da proposta. Até 4.000 caracteres.

9. Descrição da Ideia – Objetivos: Descrever quais são os objetivos que se espera alcançar com o desenvolvimento da proposta. Até 4.000 caracteres.

10. Descrição da Ideia – Produtos e Resultados: Descrever de forma objetiva qual será o produto final do projeto e os resultados que serão alcançados com a sua aplicação. Até 4.000 caracteres.

11 .Duração do Projeto: Estimativa da duração de execução do projeto em meses.

12. Estimativa de Custo Global: Estimativa do valor total a ser utilizado para execução do Projeto em R$ considerando os valores de repasse e contrapartida do(s) proponente(s).

13. Expectativa de resultado e benefício para a Cemig: Descrever de forma objetiva e quantitativa os benefícios que gerados para a Cemig.

Considera-se como benefício as melhorias resultantes da aplicação dos resultados do projeto que vão gerar valor para a Cemig e seus clientes. Esta seção deve incluir:

Benefícios gerados em termos econômicos (Ex. redução de custos, aumento da eficiência, melhoria da qualidade, oferta de novos serviços) com as expectativas de ganhos;

A faixa na qual se espera realizar o benefício. (Ex. “ com aplicação da solução espera-se reduzir as perdas técnicas entre xx% e yy%”);

– A escala de tempo dentro da qual se espera que os benefícios sejam realizados. Até 4.000 caracteres.

 

Indicar os argumentos que enquadram sua proposta em cada um dos critérios de avaliação de projetos de P&D ANEEL de acordo com os Procedimentos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (PROP&D).

Critérios de avaliação de propostas da Segunda Etapa do Desafio Cemig de Inovação

 

14. Originalidade: Descrever a originalidade do projeto. Para ser original a proposta deve apresentar contribuições ao estado da arte da ciência e da tecnologia e o seu resultado deve ser a criação e/ou no aprimoramento de equipamentos, processos, metodologias e técnicas. Dos quesitos a seguir, espera-se que a proposta atenda a pelo menos 2 para se considerar que o critério foi atendido:

1. Inexistência de produto similar no mercado nacional;
2. Ineditismo da aplicação de metodologia, material ou procedimento;
3. Registro de patente ou de software;
4. Geração de metodologia ou produto inovador, inclusive os baseados em produções acadêmicas originais, incluindo teses de doutorado;
5. Publicações relacionadas ao produto/metodologia em periódicos internacionais e/ou nacionais classificados na lista Qualis Periódicos como A1, A2 ou B1 no ano de publicação do artigo.

Até 4.000 caracteres

15. Aplicabilidade: Indicar o potencial de aplicação do produto ou técnica desenvolvida , fundamentada na abrangência e nos testes de funcionalidade, tendo como referência a fase da cadeia da inovação (TRL) da pesquisa e possíveis restrições de utilização. Deve-se considerar o real potencial de adoção e utilização dos resultados do projeto para gerar benefícios e em qual extensão o produto ou técnica proposto será aplicável (Ex. Extensão da aplicação, segmento, setor econômico, classe de consumo, número de consumidores, potenciais usuários e efetividade de ensaios.) . Se possível indicar em qual TRL a tecnologia se encontra e qual a meta de se alcançar ao final do projeto.
Até 4.000 caracteres

16. Relevância: Em complemento aos Benefícios esperados, descrever as contribuições e impactos esperados com a aplicação da solução desenvolvida no âmbito:
– Econômico – redução de custos, aumento da eficiência, melhoria da qualidade, oferta de novos serviços;
– Tecnológico e científico – melhoria de infraestrutura laboratorial, obtenção de propriedade intelectual e industrial, transferência de conhecimento e capacitação técnica para aplicação do produto ou técnica desenvolvida;
– Impactos socioambientais – benefícios ao meio ambiente e à sociedade, por meio do controle dos impactos negativos e aumento dos impactos positivos.
Até 4.000 caracteres

17. Viabilidade Econômica: Apresentar como o projeto se viabiliza economicamente: Tempo de Retorno do Investimento (payback), Taxa Interna de Retorno – TIR ou Valor Presente Líquido – VPL. Caso a proposta esteja caracterizada como “Nacionalização de Produto” ou enquadrados nas fases CS, LP ou IM, e seja selecionado para as etapas subsequentes será solicitada a apresentação do Estudo de Viabilidade Econômica – EVE.
Até 4.000 caracteres.

 

 

Formulário de Submissão de Projetos

Submeta aqui a sua ideia.

 

 

Saiba mais nos anexos listados abaixo:

 

Inicia em03/08/2021