APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

ESG da Cemig é reconhecido em cerimônia durante a COP30

Evento destacou presença da empresa nos três principais índices de sustentabilidade da bolsa de valores do Brasil

19/11/25

Em meio à COP30, a maior conferência climática do planeta, a Cemig foi reconhecida em uma cerimônia comemorativa, realizada em Belém, pela sua presença simultânea nos três principais índices de ESG da B3. A iniciativa da bolsa de valores brasileira reforça que uma gestão sustentável deve existir para além das fronteiras entre as três palavras cujas iniciais formam a sigla ESG: Environmental (ambiental), Social e Governance (governança).

“Na Cemig, consideramos que a presença da companhia nos principais índices ESG do Brasil e do mundo é muito mais do que uma questão de atender aos requisitos dos órgãos avaliadores, mas de estratégia de negócio que atravessa todas as nossas atividades”, afirma o diretor de Estratégia, Sustentabilidade e Inovação da Cemig, Denis Mollica.

A Cemig está presente nos índices de ESG da B3 há 19 anos, desde a criação do ISE B3, que reconhece empresas que aderem as melhores práticas de sustentabilidade. Já o ICO2 B3 seleciona empresas pelo seu comprometimento com a eficiência na gestão de gases de efeito estufa. O IDIVERSA B3 reconhece as empresas cujo quadro de funcionários (incluindo liderança, Conselho e Diretoria Estatutária) mais se aproxima da população brasileira, conforme dados do IBGE em termos de gênero e raça.

Importância do ESG

Cada índice da bolsa tem um foco específico, e o processo de evolução contínua das metodologias de avaliação reforça o quanto a Cemig está comprometida com a agenda de sustentabilidade. Fundada em 1952, a companhia está presente desde 1999 em importantes índices ESG. O resultado disso é a continuidade das atividades ao longo das décadas de sua existência, sempre prestando um serviço de mais qualidade para os seus mais de 9 milhões de clientes, mesmo com a imprevisibilidade das mudanças climáticas, que trazem novos desafios para a empresa.

“Além de atuar para reduzir o impacto das mudanças climáticas, também é fundamental assegurar a responsabilidade social nas comunidades em que estamos presentes e a diversidade do nosso corpo interno, já que uma se reflete necessariamente na outra: quanto mais incorporarmos as diferentes aspirações dos nossos empregados, mais condições teremos de compreender e apoiar as demandas dos diferentes stakeholders”, resume o Superintendente de Estratégia e Sustentabilidade, Adiéliton Galvão de Freitas.


Crédito da imagem: Cemig Divulgação

Marcas Cemig