Atletas de projeto esportivo patrocinado pela Cemig se destacam no Mundial de Natação Paralímpica
Das 39 medalhas conquistadas pela delegação brasileira, 22 foram de atletas do projeto de natação incentivado pela companhia
01/10/25
O Mundial de Natação Paralímpica de Singapura, encerrado no último sábado (27/09), trouxe excelentes resultados para os atletas brasileiros, em especial para os nadadores do Praia Clube, de Uberlândia. A equipe praiana teve participação decisiva no sucesso do Brasil no evento, conquistando 22 medalhas, de um total de 39 pódios da delegação brasileira no torneio. Esse desempenho superou os resultados obtidos nas Paralimpíadas de Paris, realizadas há um ano.
Nesta quarta-feira (1º/10), os atletas que participaram do Mundial foram homenageados em uma agenda especial, com a presença da Cemig, em celebração a esse importante conquista.
O gerente regional da Cemig, Luiz Carlos de Moura, destacou a emoção de participar do encontro e ressaltou o trabalho excepcional realizado pelos gestores, treinadores e atletas do Praia Clube.
“Na Cemig, temos um compromisso sólido com o apoio a projetos esportivos e sociais. Essa atuação é parte essencial da nossa identidade, e o Praia Clube representa com excelência os valores que cultivamos: dedicação, seriedade e a capacidade de transformar vidas. É motivo de grande orgulho para nós contribuir com essas conquistas, incentivando os atletas e fortalecendo o esporte paralímpico”, afirmou Luiz Carlos.
Mayara Petzold, atleta da natação paralímpica do Brasil e do Praia Clube, subiu aos três degraus do pódio em Singapura, conquistando ouro, prata e bronze. Ela destacou a satisfação em representar o país e agradeceu o apoio do patrocinador, que, segundo ela, foi um diferencial nas conquistas.
“É uma honra representar o Praia Clube e o Brasil no Mundial de Natação em Singapura. Chegar até aqui, nesse nível, mostra o quanto nosso trabalho está dando resultados. E nada disso seria possível sem o apoio da Cemig, que acredita no esporte e nos dá a estrutura pra chegar cada vez mais longe. Essa parceria faz toda a diferença!”, enfatizou a atleta.
Mayara Petzold, foi ouro no revezamento 4x50m medley 20 pontos, prata no revezamento 4x50m livre 20 pontos e bronze nos 50m borboleta S6.
Energia do esporte
A Cemig, reconhecida como uma das principais apoiadoras do esporte em Minas Gerais, destaca-se pelo compromisso com projetos esportivos que promovem o desenvolvimento social e a inclusão, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo ao Esporte.
Desde 2019, a empresa destinou mais de R$ 55 milhões a iniciativas esportivas, beneficiando mais de 40 mil crianças e jovens em todo o estado. Um dos destaques é o projeto “Natação Paralímpica”, realizado em parceria com o Praia Clube, que conta com o patrocínio da Cemig desde 2020. Até o momento, já foram investidos cerca de R$ 3 milhões, beneficiando diretamente 100 atletas e promovendo o desenvolvimento técnico e humano dos esportistas do clube.
Participação Brasileira
O Brasil alcançou a sexta posição no quadro de medalhas do Mundial de Natação Paralímpica, realizado em Singapura, entre os dias 21 e 27 de setembro. A delegação brasileira foi composta por 29 atletas, dos quais 10 são do Praia Clube, de Uberlândia.
Ao todo, o país conquistou 39 medalhas, sendo 13 de ouro, 16 de prata e 10 de bronze. O quadro de medalhas foi liderado pela Itália, com 18 ouros, 17 pratas e 11 bronzes (total de 46 medalhas). Em segundo lugar ficaram os Estados Unidos, com 18 ouros, 6 pratas e 11 bronzes (35 medalhas), seguidos pela China, que obteve 17 ouros, 9 pratas e 7 bronzes (33 medalhas).

Crédito da foto: Cemig Divulgação