Prédios do Amanhã
Com o objetivo de contribuir para a modernização de instituições da administração pública municipal, a Cemig está lançando o projeto Prédios do Amanhã.
Com o objetivo de contribuir para a modernização de instituições da administração pública municipal, a Cemig está lançando o projeto Prédios do Amanhã.
A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da companhia, apoia a redução do desperdício de energia e, consequentemente, das faturas, por meio da substituição de lâmpadas, refletores e ares-condicionados ineficientes por modelos mais econômicos e tecnológicos.
Para isso, serão disponibilizados recursos da ordem de R$ 90 milhões por meio de edital público aberto aos municípios mineiros da área de concessão da Cemig. Os interessados em modernizar as instalações deverão fazer um mapeamento dos materiais que estão aptos à substituição, de acordo com as regras do projeto.
A Cemig disponibilizará todos os equipamentos e a mão de obra para a substituição de refletores e ares-condicionados. Contudo, o serviço de troca de lâmpadas deve ser uma contrapartida da prefeitura, em um esforço mútuo e que converge para a sustentabilidade municipal.
Edificações participantes
A Cemig prevê a participação de diferentes edificações, conforme lista abaixo.
- Sede administrativa dos poderes Executivo e Legislativo municipais.
- Centro administrativo municipal.
- Unidade educacional (escola, colégio, creche, CMEI, CEMEI, UMEI).
- Centro esportivo (ginásio, estádio, complexo poliesportivo e quadra esportiva municipal).
- Museu, biblioteca, asilo, laboratório clínico, aeroporto, rodoviária e terminal rodoviário.
Equipamentos mais eficientes
O projeto ocorrerá no modelo de modernização (retrofit) simples. Dessa forma, não estão previstas quaisquer adequações, como reformas, construções ou demolições das instalações.
Entre os objetos substituídos estão:
- lâmpadas do tipo bulbo com base E27;
- lâmpadas tubulares acopladas em luminárias com dimensões de 600mm ou 1200 mm;
- luminárias de sobrepor com dimensões de 600mm ou 1200mm;
- refletores internos e externos;
- ares-condicionados.
Edital disponível
Conforme regulamento que estabelece os critérios para participação no Prédios do Amanhã, as prefeituras deverão enviar os pedidos de substituições por meio de sistema informatizado disponibilizado pela Cemig.
É importante salientar que todo material substituído deverá ser entregue à Cemig, que fará a destinação correta conforme a legislação ambiental cabível a cada tipo de material. Além disso, a disponibilização dos quantitativos acima relacionados está sujeita à disponibilidade.
INSCREVA O SEU MUNICÍPIO!
Sistema de Envio de Pedidos
RETIFICAÇÕES
DATA | DOCUMENTO | ALTERAÇÕES |
---|---|---|
03/09/2025 | Adendo 01 - Regulamento do Projeto Prédios do Amanhã | Item 4.4 do Regulamento do Projeto Prédios do Amanhã - Exceções ao consumo de energia mínimo exigido |
Assista o Workshop do Projeto, transmitido pelo canal da Cemig no YouTube, no dia 12 de agosto, as 14h, cujo objetivo foi:
- Detalhar as regras para participação no projeto;
- Mostrar o funcionamento do sistema de cadastramento e envio de propostas;
- Apresentar orientações para levantamento das necessidades de eficientização dos prédios públicos.
Treinamentos
Ainda com o objetivo de formar servidores públicos sobre a importância da gestão energética eficiente, as entidades municipais participantes deverão indicar, no mínimo, dois servidores para a realização dos cursos de Eficiência Energética e Geração Distribuída, disponíveis na Plataforma Enerflix.
Os treinamentos da Enerflix estão abertos, de forma gratuita, à população e trazem importantes conhecimentos sobre as temáticas relacionadas à energia, à gestão de ativos e à sustentabilidade.