APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Confira dicas de segurança com a rede elétrica da Cemig para o período de férias escolares

Crianças e adolescentes costumam ficar mais em casa nesta época do ano

Janeiro é o mês das férias e, com mais tempo em casa, é preciso ficar ligado na segurança, especialmente com a criançada. A galera jovem pode acabar se expondo a situações perigosas envolvendo eletricidade, mas relaxa, a Cemig tem umas dicas essenciais pra essa época.

Primeira orientação: segura a onda perto das tomadas, fios e aparelhos elétricos! A dica valiosa é usar protetores nas tomadas, impedindo qualquer brincadeira perigosa. E olha, “T”s e benjamins podem até parecer úteis, mas eles podem causar acidentes sérios. É melhor evitar ao máximo, já que sobrecarregar as tomadas aumenta demais o risco de acidentes, como incêndios.

Ah, outra coisa importante: um dispositivo diferencial residual é uma boa pedida. Esse aparelho protege todo mundo de choques elétricos, e instalar é simples, mas deixa pro eletricista, combinado?

Mesmo nas tarefas do dia a dia, é bom manter a atenção lá em cima. Principalmente, nada de abrir a geladeira com os pés molhados! É um risco desnecessário, especialmente se tiver piscina em casa.

Sobre os brinquedos eletrônicos, vale a supervisão dos adultos. Ligando ou desligando da tomada, sempre com cuidado, usando o plugue, nada de puxar direto o fio. E a fiação tem que estar 100%, sem desgastes nos cabos, tá?

Celulares e tablets merecem um cuidado extra. Nunca use esses dispositivos enquanto estão carregando, porque podem rolar acidentes sérios, até explosões pequeninas! E olha, com chuva, videogames e computadores devem ficar desconectados da tomada, porque pode rolar um perrengue com raios.

Ah, e uma dica final importante: na hora de comprar, olha a faixa etária, a voltagem do brinquedo ou equipamento e sempre dê preferência aos produtos com o selo do Inmetro. Eles têm manualzinho em português com instruções de segurança bem claras.

É isso aí! Seguindo essas dicas, dá pra curtir as férias numa boa, com muita diversão e sem riscos de acidentes!