Cemig reúne lideranças políticas e empreendedores rurais em Ouro Fino para discutir avanços do programa Cemig Agro
Encontro promovido na última sexta-feira (27/6) reforça compromisso da companhia com o desenvolvimento do setor rural no Sul de Minas.
Na última sexta-feira (27/6), a Cemig promoveu em Ouro Fino um encontro estratégico com lideranças políticas, comunitárias e empreendedores rurais da região para discutir ações e melhorias do programa Cemig Agro. A iniciativa visa fortalecer o relacionamento com o setor produtivo rural, identificar demandas específicas e apresentar os avanços planejados para garantir um fornecimento de energia mais robusto e eficiente no campo.
Estiveram presentes na reunião representantes da companhia, como Ciceli Martins, superintendente do Cemig Agro; Ronaldo Lucas Queiroz, gerente de Relacionamento com o Poder Público; Murilo Galvão, superintendente da Regional Sul; Giordano Bruno Oliveira, gerente do Polo de Pouso Alegre; e Bruno Ferrarezi, gerente de Alta Tensão da Regional Sul. Participaram também líderes políticos e comunitários dos municípios de Ouro Fino, Santa Rita de Caldas, Silvianópolis, Jacutinga, Borda da Mata, Congonhal, entre outras cidades da região, além de produtores e representantes do agronegócio local.
Durante o encontro, foram apresentadas ações em andamento, como obras de melhoria na rede elétrica, atendimento especializado para propriedades rurais, ampliação da capacidade energética e o papel da tecnologia na modernização do fornecimento. O Cemig Agro tem como objetivo oferecer soluções personalizadas ao setor, promovendo mais confiabilidade no fornecimento e apoiando o desenvolvimento sustentável do agronegócio mineiro.
“Agradecer à equipe da Cemig por estar aqui conosco. Aqui faremos uma reunião para resolver problemas. É uma reunião de trabalho, não política”, afirmou Toninho Miguel, prefeito de Ouro Fino, durante a abertura do evento.
Ciceli Martins reforçou o compromisso da companhia com o setor rural. “Novos meios de assegurar o fornecimento de energia para a área rural. Queremos impulsionar o agronegócio com energia de qualidade.”
Investimento recorde
As ações apresentadas fazem parte do maior plano de investimentos da história da Cemig, com foco também no fortalecimento da infraestrutura no campo. Em 2025, estão previstos R$ 825 milhões em investimentos na Regional Sul, com destaque para o programa Cemig Agro, que já atua em 76 municípios mineiros, sendo 13 deles nessa regional. O programa também conta com 228 eletricistas capacitados exclusivamente para o atendimento ao campo, além da aquisição de 83 novas caminhonetes destinadas às equipes de atendimento rural.
“O agronegócio é o setor que mais exporta em Minas Gerais e desempenha papel estratégico para o crescimento do estado. A Cemig quer ser uma indutora desse desenvolvimento, oferecendo energia com qualidade e confiabilidade para impulsionar a produção, a industrialização e a geração de renda no campo”, destacou Murilo Galvão, superintendente da Regional Sul da Cemig.