APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig orienta retirada segura de enfeites natalinos no Dia de Reis

Companhia reforça cuidados para evitar acidentes elétricos e quedas durante a desmontagem da decoração

05/01/26

A decoração de Natal é tradicionalmente retirada no Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, quando se encerra o ciclo natalino. Para garantir um início de ano sem acidentes, a Cemig reforça algumas orientações para que a desmontagem da decoração seja feita com total segurança.

De acordo com o gerente de Saúde e Segurança Corporativa da Cemig, José Firmo do Carmo Júnior, o primeiro passo para desmontar as luzes de Natal e outros enfeites elétricos é desligar o circuito no disjuntor correspondente à tomada onde o material está plugado.

“Essa medida simples evita choques elétricos durante todo o processo de desmontagem. Antes de começar, é fundamental retirar os enfeites da tomada, eliminando qualquer risco de contato acidental com a energia elétrica”, afirma.

O especialista também destaca que a atenção deve ser redobrada ao desinstalar itens instalados em áreas externas, como fachadas e varandas, especialmente por envolverem trabalho em altura e possíveis proximidades com a rede elétrica.

“Nesse tipo de situação, é essencial utilizar equipamentos de segurança adequados e manter distância segura da fiação. A simples aproximação de cabos de média tensão pode gerar um arco elétrico e causar acidentes graves, incluindo quedas. A eletricidade apresenta riscos invisíveis e a prevenção é sempre a melhor conduta”, alerta.

Atenção à chuva

O início do ano é marcado pelas tempestades de verão, que aumentam a vulnerabilidade da decoração natalina instalada em áreas externas. José Firmo do Carmo Júnior reforça que a retirada dos enfeites só deve ser feita quando o tempo estiver firme e o ambiente estiver totalmente seco.

“Água e eletricidade não combinam. Evitar a desmontagem com o piso molhado é fundamental, não apenas para prevenir choques elétricos, mas também para reduzir o risco de escorregões e quedas durante o trabalho em altura”, explica.

Imagem de enfeites pendurados na parede

Crédito das fotos: Cemig Divulgação

Sugestão de legenda: Nova fatura da Cemig começa a chegar nas casas dos clientes a partir de janeiro.