Cemig informa sobre operação de UHE Queimado
A Cemig esclarece que o aumento de defluências da UHE Queimado é uma operação rotineira para atender à demanda de energia e preparar o reservatório para o próximo período chuvoso, garantindo a segurança da população de Unaí e comunidades ribeirinhas.
22/08/2025
A Cemig esclarece à população de Unaí e às comunidades ribeirinhas do Rio Preto que o recente aumento da liberação de água (vazão defluente), pela UHE Queimado, é resultado de uma operação normal, segura e planejada, para atendimento energético durante a estação seca e preparação para o próximo período chuvoso.
Dos dias 2 a 13 de agosto, houve aumento gradual da defluência da usina, com médias diárias variando de 21 m³/s a 33 m³/s e picos instantâneos de até 60 m³/s. Já entre 13 e 21 de agosto, a taxa de aumento das vazões foi ampliada, com médias diárias variando de 33 m³/s a 50 m³/s e picos instantâneos de até 65 m³/s. Desde o início do procedimento, as liberações de água ocorreram de forma gradual e controlada, pelo aumento da vazão que passa pelas turbinas. É importante destacar que as vazões praticadas estiveram sempre abaixo da vazão de restrição, que é de 280 m³/s na UHE Queimado. Esse valor, somado às vazões incrementais no trecho após a usina, resultaria em vazões próximas de 400 m³/s em Unaí, limite a partir do qual poderia haver inundações no município.
A Cemig reforça que, em caso de previsão de violação dos limites de inundação mapeados para seus reservatórios, as Defesas Civis, os órgãos de resposta e outras autoridades competentes são sempre comunicadas com antecedência.
O aumento da vazão neste mês de agosto é resultado da ampliação da energia gerada, não tendo ocorrido abertura adicional dos vertedouros. Essa maior geração contribui para o atendimento de demanda e qualidade do fornecimento em todo o Sistema Interligado Nacional. Além disso, a liberação de água visa baixar gradualmente o nível do reservatório até o final da estação seca, em preparação para a próxima estação chuvosa. Esse espaço vazio que está sendo criado, chamado de volume de espera, servirá para amortecer possíveis cheias naturais durante o período chuvoso. Ao controlar a vazão, a Cemig contribui para a proteção da população que vive no trecho do Rio Preto após a usina. Essa operação está em conformidade com os procedimentos estabelecidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para a gestão de grandes aproveitamentos hidrelétricos no Brasil.
É importante ressaltar que, durante os períodos chuvosos, a usina de Queimado é capaz de regularizar apenas parte das vazões que chegam em Unaí, pois seu controle não abrange o trecho entre a usina e o município. Por isso, é fundamental que a população se mantenha afastada das planícies de inundação do Rio Preto, especialmente durante a estação chuvosa.
Com o intuito de proporcionar à população maior facilidade de acesso às informações operativas de suas hidrelétricas, a Cemig disponibiliza, por meio do aplicativo para celular PROX (Android e iOS) ou do seu portal eletrônico (https://segurancaprox.com.br/), dados atualizados sobre cada um dos empreendimentos. Uma página dedicada exclusivamente à usina de Queimado pode ser acessada no endereço: https://www.cemig.com.br/usina/uhe-queimado/.