Cemig conquista 1º lugar no Prêmio CIER de Inovação com projeto para redes elétricas inteligentes
Companhia mineira é destaque entre finalistas de toda a América Latina
26/09/25
A Cemig conquistou o primeiro lugar no Prêmio CIER de Inovação 2025, na categoria Descentralização, com o projeto “Compensador ativo para melhoria da qualidade das redes elétricas inteligentes do futuro”. O reconhecimento, um dos mais importantes do setor elétrico na América Latina, reforça o protagonismo da companhia no desenvolvimento de soluções estratégicas para a transição energética.
A premiação, promovida pela Comissão de Integração Energética Regional (CIER), recebeu 107 projetos na etapa inicial e contou com a participação de 14 empresas na Plataforma de Inovação. Na fase latino-americana, um comitê técnico formado por especialistas de diversos países avaliou 29 projetos finalistas e cinco empresas, entre elas a Cemig, que alcançou a primeira colocação.
“Este reconhecimento no Prêmio CIER reafirma, mais uma vez, o nosso compromisso com um futuro sustentável. Mais do que um avanço tecnológico para redes inteligentes, o projeto do compensador ativo é uma ferramenta essencial para a transição energética, pois fortalece nosso sistema para integrar fontes renováveis de forma segura e eficiente”, ressalta o diretor de Estratégia, Sustentabilidade e Inovação, Denis Mollica.
Já o vice-presidente de Distribuição da Cemig, Marney Antunes, destacou que a conquista reconhece o empenho técnico e a seriedade do trabalho desenvolvido pela companhia.
“Receber este prêmio é motivo de grande orgulho para todos nós da Cemig. Ele representa o reconhecimento de um trabalho sério, técnico e comprometido com a inovação e a excelência no setor elétrico. Mais do que uma conquista, é um estímulo para que continuemos investindo no desenvolvimento de projetos que tragam eficiência, sustentabilidade e valor para a sociedade. Premiações como esta reforçam a importância de iniciativas que transformam desafios em soluções e consolidam o papel da companhia como referência em distribuição de energia”, afirma.
Projeto premiado é aliado na transição energética
O projeto vencedor, desenvolvido no âmbito do Programa de P&D da ANEEL sob o número 04950-0681/2024, tem como foco a criação de um compensador ativo nacionalizado, um equipamento dinâmico e adaptável às condições da rede de distribuição de média tensão.
A solução apresenta benefícios como a redução de perdas financeiras com compensações por sobretensão aos clientes, a otimização de investimentos ao evitar a necessidade de reestruturação de redes e o fortalecimento da confiabilidade do sistema elétrico. Além disso, a tecnologia é considerada uma importante aliada da transição energética, por facilitar a integração de fontes de geração distribuída, como a solar fotovoltaica.
A Cemig também obteve reconhecimento em outras frentes da premiação. Na categoria Digitalização, foi destaque com o projeto EPI Inteligente, um produto associado ao Equipamento de Proteção Individual que integra medidas voltadas para a integridade dos profissionais em ambientes desafiadores. Já na categoria Descarbonização, conquistou a terceira colocação com o Bess Móvel – Plug & Play, uma solução inovadora de armazenamento de energia, de baixo impacto ambiental,
baseada em sistemas modulares e móveis.
Cerimônia de premiação na Argentina
A cerimônia de premiação e a apresentação oficial dos projetos vencedores de cada categoria ocorrerão durante a 60ª Reunião de Altos Executivos da CIER (RAE), marcada para os dias 26 e 27 de novembro, em Mendoza, na Argentina. Outras informações sobre a premiação estão disponíveis no site oficial.

Crédito da foto: CIER/ Divulgação