APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig assina acordo com a multinacional Gestamp para fornecimento de energia 100% renovável.

A Gestamp se torna o primeiro grupo industrial do setor automotivo a assinar um contrato de compra de energia com essas características no Brasil

Parceira Cemig e Gestamp - Mercado Livre de Energia

A Cemig anunciou, nessa quinta-feira (3/11), a assinatura com a Gestamp, grupo multinacional de componentes automotivos, de um convênio para que o fornecimento de energia elétrica nas suas unidades no País venha de fontes renováveis de energia. Esse acordo permitirá à Gestamp dar um passo fundamental em sua estratégia para garantir que, a partir de 2023, todos os centros de produção e P&D que o grupo tem no Brasil operem com energia 100% renovável.

Assim, a empresa se tornará a primeira do setor automotivo no Brasil a operar com energia elétrica gerada de forma totalmente renovável. Especificamente, a Cemig fornecerá para a Gestamp energia equivalente a 79,2 GWh gerada a partir de energia renovável, em um acordo que inclui a modalidade de dois PPAs (contrato de compra de energia) com duração total de 10 anos.

O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, destacou a importância de acordos como o firmado com a Gestamp: “Nosso compromisso com a sustentabilidade é proporcionar, em sintonia com as estratégias de nossos clientes, o equilíbrio entre aspectos econômico-financeiros, ambientais e sociais, com o objetivo de contribuir continuamente para o desenvolvimento sustentável.”

Graças a esse acordo, que começa em janeiro de 2024 e tem duração de dez anos, o grupo multinacional de componentes automotivos reduzirá suas emissões na atmosfera em 10.750 toneladas de CO2 por ano. Isso representa uma redução de 3% da emissão total de carbono devido ao uso de eletricidade do Grupo e uma quantidade equivalente ao CO2 absorvido por 136.558 árvores.

O acordo também inclui a emissão do I-REC (Padrão Internacional de REC) pela Cemig, para o consumo em 2023, para que a Gestamp possa avançar em seus compromissos ambientais. O certificado I-REC emitido pela International REC Standard Foundation (I-REC Standard) é um padrão sólido para o desenvolvimento de sistemas de rastreamento de atributos de energia renovável e comprova que o consumo de energia está livre de emissões de gases de efeito estufa, atendendo aos critérios recomendados no Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG).

A Gestamp, presente no Brasil desde 1997, possui um total de oito plantas e um centro de P&D, a maioria no estado de São Paulo. A eletricidade consumida em todos esses centros representa 6% do consumo da Gestamp em todo o mundo.

“Este acordo simboliza mais um marco para a Gestamp na estratégia global de sustentabilidade do Grupo e está enquadrado em nosso objetivo de reduzir as emissões”, avaliou o presidente-executivo da Gestamp, Francisco J. Riberas.

 

Ações para o meio ambiente

O acordo entre a Cemig e a Gestamp faz parte de uma estratégia ambiciosa de ambas as empresas a médio e longo prazo. Desde 2020, a Cemig já emitiu mais de 7,5 milhões de Certificados de Energia Renovável, demonstrando seu alinhamento e compromisso com práticas sustentáveis. A Cemig está alinhada com as melhores práticas da ESG, permitindo que os clientes comprovem a origem renovável da energia, por meio dos certificados de energia renovável Cemig-REC e I-REC, gerando valor adicional na comercialização de energia. Possui um amplo programa de eficiência energética, com aplicação de mais de R$138 milhões nos últimos dois anos e está presente nos principais índices de sustentabilidade, que impulsionam os resultados da empresa.

No caso da Gestamp, são desenvolvidas ações que visam tornar mais eficiente o uso de matérias-primas e suprimentos, como energia e água, reduzir os gases de efeito estufa para contribuir para o combate às mudanças climáticas e promover a economia circular, associando desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais. Nesse contexto, o acordo com a Cemig proporciona mais um avanço no compromisso que a empresa mantém, há anos, de alcançar os mais altos padrões de sustentabilidade em toda a sua cadeia produtiva. Assim, a partir de 2022 e graças a um acordo de características semelhantes firmado com uma empresa sediada na Europa, todos os centros de produção e P&D que o grupo possui na Espanha operarão com energia 100% renovável.

 

Sobre a Cemig

A Cemig é o maior grupo de distribuição de energia da América do Sul. Destaca-se por sua presença no estado de Minas Gerais, no qual possui 97% do mercado local (por meio da Cemig Distribuição), além de estar presente em outras 26 unidades federativas do Brasil. Nessa área de concessão, a Cemig atende 8,9 milhões de clientes, em 774 municípios mineiros

Líder de vendas a clientes finais no mercado livre, a Cemig integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) do B3.

Possui um parque de geração composto por 100% de energia limpa e comercializa dois tipos de certificados de energia renovável, o Cemig REC, em total consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados à produção de energia e à preservação do meio ambiente e o I-REC, compatível com vários padrões internacionais de contabilidade de carbono.

Saiba mais aqui.

Para obter mais informações sobre o Mercado Livre de Energia Cemig, acesse aqui.

 

Sobre a Gestamp

A Gestamp é uma multinacional especializada no projeto, desenvolvimento e fabricação de componentes metálicos de alta engenharia para os principais fabricantes de veículos. Desenvolve produtos com um design inovador para produzir veículos mais seguros e leves, que oferecem menor consumo de energia e menor impacto ambiental. Seus produtos abrangem as áreas de carroceria, chassis e mecanismos. A empresa está presente em 24 países com mais de 100 fábricas, 13 centros de P&D e uma força de trabalho de quase 40.000 funcionários em todo o mundo. Seu faturamento em 2021 foi de 8.093 milhões de euros. A Gestamp está listada na bolsa espanhola sob o ticker GEST.