APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Referência em sustentabilidade, Cemig amplia ações pautadas na responsabilidade socioambiental

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, instituído em Lei Federal e celebrado em 16 de março, é uma oportunidade de reflexão sobre o tema 

15/03/24

Com um parque gerador formado por fontes de energia limpa e 100% renováveis, a Cemig é referência em sustentabilidade no setor elétrico brasileiro. As ações adotadas pela companhia estão diretamente alinhadas com a necessidade de proteção do meio ambiente e dialogam com a importância de um constante debate sobre o tema. Neste sábado (16/03), quando é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, a data ganha relevância e proporciona uma reflexão sobre o comprometimento de todos no fomento das práticas ambientais.

Signatária do Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a empresa segue adotando medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e zerar as emissões líquidas de carbono até 2040. Atenta a essa realidade e reafirmando o compromisso em oferecer energia de qualidade aos seus milhões de clientes, a Cemig executa, nas 774 cidades de sua área de concessão, uma série de ações sustentáveis que têm o propósito de contribuir para a proteção do meio ambiente, reduzindo as mudanças no ecossistema.

A engenheira de Sustentabilidade da Cemig, Érika Silveira Torres, afirma que esse trabalho é algo constante e que a companhia busca, ao longo de sua trajetória, focar a sua atuação em práticas que estão diretamente relacionadas com a preservação do meio ambiente. “A Cemig desenvolve e continuará desenvolvendo ações que fortalecem esse legado, impulsionando o mercado com o fornecimento de energia renovável, promovendo a inovação tecnológica com projetos de pesquisa voltados para as temáticas sustentáveis, como descarbonização e transição energética”, resumiu.

Além disso, ela fala da elaboração de estratégias adequadas a partir da análise dos cenários. “Buscando assumir compromissos climáticos cada vez mais ambiciosos, a Cemig vem se empenhando em todas as áreas de atuação para monitorar os indicadores pertinentes e priorizar iniciativas alinhadas a um futuro de baixo carbono”, ressaltou.

 

Conscientização da população

O Programa de Eficiência Energética (PEE) é uma dessas iniciativas que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o uso racional e sustentável da energia elétrica, insumo indispensável para as pessoas com o avanço da vida moderna. Além disso, a ação promove a substituição de lâmpadas e equipamentos mais antigos, por outros mais modernos e eficientes, e realiza a instalação de usinas fotovoltaicas, incentivando a geração de energia limpa e contribuindo para a redução do consumo.

Todo o trabalho ao longo dos anos de atuação do PEE resultou em uma economia de 7.423 GWh, o que é suficiente para abastecer cerca de 3,5 milhões de clientes durante um ano. A iniciativa também foi responsável por evitar que quase 520 mil toneladas de CO2 fossem liberadas no meio ambiente. PEE da Cemig é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Tecnologia e inovação

Reforçando o trabalho com a constante modernização do segmento de energia e com as práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), a Companhia instalou, na sua rede aérea de distribuição, um cabo de alumínio que tem o isolamento feito de material contendo plástico de origem vegetal.  O “cabo Green”, como é chamado, tem na base de composição do seu sistema de isolamento 20% de polietileno de origem vegetal, advindo da cana-de-açúcar, diferentemente dos cabos de alumínio tradicionais e já estabelecidos no mercado, que têm o isolamento feito 100% com o polietileno vindo do petróleo, de origem fóssil.

Ao utilizar o cabo sustentável, a Cemig contribui para a diminuição de emissão de CO2 na atmosfera. De acordo com a fabricante do material, o efeito combinado total – CO2 capturado com a utilização de polietileno de origem vegetal e CO2 evitado devido a não utilização de polietileno de origem fóssil – é de quase 1,8 tonelada de CO2 para cada 10 km de cabo. A nova tecnologia está em fase de testes e, após avaliação, poderá ganhar projeção em maior escala.

 

Reconhecimento

A Cemig é a única empresa do setor elétrico das Américas a ser listada, juntamente com outras sete empresas do setor, todas europeias, no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Companhia está há 24 anos consecutivos na seleta relação, permanecendo desde a criação do índice, em 1999.

Além disso, a Cemig foi novamente incluída no Carbon Clean200, ranking global anual que lista as 200 empresas de capital aberto que lideram iniciativas de soluções de transição para um futuro de energia limpa. Diversos países estão representados na edição de 2024 do Clean200, e a Cemig faz parte da lista ao lado de gigantes como Iberdrola, Apple, Tesla, HP, Microsoft e Samsung.

 

Imagem da Comportas UHE Emborcação 1 IT

Crédito da foto: Divulgação Cemig

Legenda: O parque gerador da Cemig produz energia 100% limpa, com geração energética oriunda de fontes hidráulicas, fotovoltaicas e eólicas. Na foto, a UHE Emborcação, no Triângulo.