APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig abre inscrições para etapa final do Desafio da Energia

Iniciativa desenvolve habilidades pessoais dos participantes na resolução de situações reais relacionadas à energia.

Com o objetivo de promover a cultura de eficiência energética e incentivar o uso de ferramentas inovadoras, a Cemig realiza, desde 2020, o treinamento “Desafio da Energia”, com participação de estudantes dos níveis Fundamental, Médio e Superior, além de voluntários da companhia. Trata-se de uma competição cuja metodologia busca o desenvolvimento de habilidades pessoais dos participantes na resolução de situações reais relacionadas ao uso eficiente da energia elétrica. Para marcar a etapa final do projeto, a Cemig vai oferecer o treinamento de forma aberta ao público em geral. A atividade – que será realizada a distância, com diversas turmas simultâneas – acontece entre os dias 9 e 13 de agosto. As inscrições estão abertas até o dia 5 de agosto, e podem ser realizadas aqui.

A iniciativa é promovida pelo Programa de Eficiência Energética da Cemig e pelo Programa de Voluntariado Você, que reúne empregados da companhia em prol da solidariedade. A execução é feita pela Junior Achievement Minas Gerais (JAMG), organização social, contratada pela Cemig, que desenvolve estudantes para o mercado de trabalho por meio de programas de empreendedorismo.

De acordo com o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o Desafio da Energia faz parte de uma série de experiências educativas e de valor social integradas ao Programa de Eficiência Energética da companhia. “Estamos atuando em diversos setores da sociedade com a execução de projetos de eficiência energética e a proposta é envolver toda a comunidade nessa busca por soluções”, explica. Ainda segundo o gerente, a proposta também é fruto de uma nova política da Cemig que busca o fortalecimento do voluntariado empresarial.

 

Treinamentos com foco em eficiência energética

Formulado em observância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Desafio da Energia leva aos participantes uma situação-problema real e ferramentas de Design Thinking, imersão, ideação e prototipação para inspirar soluções. Os alunos trabalham em equipes e cada uma recebe um problema como desafio.

Essas equipes precisam desenvolver soluções criativas e inovadoras para a resolução dos problemas propostos. “Nesta edição final, o assunto abordado será ‘Crise Hídrica‘, tema importante e que vem sendo muito discutido pela mídia atualmente”, comenta Ronaldo Lucas Queiroz.

Ao longo da atividade, os participantes contam com o apoio de membros da JAMG na condução do evento e apresentação das ferramentas, além de voluntários da Cemig auxiliando como mentores durante todas as etapas do processo. Ao final do desafio, as equipes são avaliadas por um júri que premia a proposta mais criativa e inovadora.

 

Programa de Eficiência Energética e educação

O Governo de Minas e a Cemig realizam o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovam o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

 

Desafio da Energia

Data: entre os dias 9 e 13 de agosto

Inscrições: até o dia 5 de agosto. Para inscrever-se clique aqui.