APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig promove projeto de P&D para auxiliar no restabelecimento da rede de distribuição

. Iniciativa desenvolve sensores de baixo custo que também irão contribuir para redução de perdas comerciais

A partir da possibilidade de melhorias na eficiência operacional e nos indicadores de desempenho da Cemig, a empresa percebeu o potencial ganho advindo da instalação de sensores de baixo custo, capazes de auxiliar na rápida localização de faltas e no reestabelecimento da rede de distribuição, bem como contribuir para a redução de perdas comerciais. Desta forma, a companhia desenvolve o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) “D0590 – Cabeças de Série do Sistema Inteligente de Sensoriamento e Controle Avançado da Infraestrutura Elétrica“.

Trata-se de um projeto de cooperação, proposto pela Cemig e com participação da Concert Technologies, dentro do Programa de P&D regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O escopo do projeto engloba o aperfeiçoamento de um sistema já desenvolvido anteriormente e o avanço na cadeia de inovação, atingindo a etapa de “Cabeças de Série” no caso dos sensores. O projeto aprofunda os estudos dos componentes eletrônicos dos sensores e dos ajustes dos algoritmos de localização de faltas, de forma a tornar o equipamento um produto técnica e economicamente adequado para a industrialização.

É o que explica Ronilson de Lima, engenheiro da Cemig e gerente do projeto por parte da companhia. “O projeto possui um alto potencial de impactos positivos do ponto de vista econômico-financeiro para a Cemig Distribuição (Cemig D), através de benefícios como a melhoria de indicadores de continuidade do serviço, por meio da localização rápida das faltas, resultando em ganho de produtividade de atividades em campo, além do combate a perdas não técnicas, por meio do balanço energético”, comenta o especialista.

A iniciativa vem sendo executada desde o ano de 2018, com previsão de conclusão ainda em 2021. O custo total do projeto é da ordem de R$ 1,4 milhão, por meio de recursos do Programa de P&D regulado pela Aneel.

Marcas Cemig