APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Cemig desenvolve projeto de P&D que utiliza inteligência artificial aplicada ao relacionamento com clientes

.Iniciativa irá proporcionar melhor experiência ao usuário por meio de atendimento digital

Procurando novos meios de facilitar o atendimento, a Cemig desenvolve, em conjunto com a empresa Radix, o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ‚ÄúD0650 – Intelig√™ncia Artificial Aplicada ao Relacionamento com Clientes‚ÄĚ. Trata-se de uma iniciativa que desenvolve um framework interligado a um chatbot que utiliza ferramentas de intelig√™ncia artificial de forma integrada em todos os canais de atendimento, para proporcionar uma experi√™ncia positiva ao cliente ao ser atendido pela Cemig e elevar as intera√ß√Ķes a um n√≠vel mais eficiente e personalizado de relacionamento. Uma vers√£o piloto do chatbot j√° se encontra dispon√≠vel para uso na p√°gina da Cemig, no endere√ßo www.cemig.com.br, e oferece servi√ßos automatizados para clientes que possuem instala√ß√Ķes de Baixa Tens√£o, chamados ‚Äúclientes de varejo‚ÄĚ.

Para acess√°-lo, basta o cliente clicar no bal√£o duplo localizado no canto inferior direito do site. Uma janela de bate-papo ir√° se abrir e ent√£o, com apenas um clique, √© poss√≠vel escolher o servi√ßo desejado, como Hist√≥rico de Faturas, Segunda Via, Meus D√©bitos, Informar Leitura, Falta de Energia, Religa√ß√£o e Consultar a Interrup√ß√£o Programada. A ferramenta est√° dispon√≠vel aos clientes desde o √ļltimo m√™s de abril, como mais uma op√ß√£o de canal de atendimento diante da interrup√ß√£o tempor√°ria do atendimento presencial causada pelo cen√°rio de pandemia do Covid-19.

O perfil do atendimento ao cliente mudou com o passar dos anos. √Č o que explica Vivian Silva Nogueira Magalh√£es, gerente do projeto na Cemig. ‚ÄúNo in√≠cio dos anos 2000, o foco era atendimento presencial e telef√īnico, por meio das ag√™ncias de atendimento e Call Center. J√° na d√©cada de 2010, o foco passou a ser o atendimento virtual, momento em que foram lan√ßados novos canais de atendimento, como o aplicativo Cemig Atende e as redes sociais e disponibilizados mais servi√ßos. Hoje, a intelig√™ncia artificial √© uma realidade que pode ser verificada em √°reas como ind√ļstrias, com√©rcio, alimenta√ß√£o e comunica√ß√£o. Esse tipo de tecnologia √© utilizada por grandes marcas, em funcionalidades que v√£o de carros inteligentes a plataformas de compras virtuais, passando pelo atendimento ao cliente‚ÄĚ, comenta.

Agilidade e interação

O objetivo do projeto de intelig√™ncia artificial da Cemig √© proporcionar uma melhor experi√™ncia para o cliente, com um atendimento virtual personalizado e uma estrutura que ofere√ßa interatividade, usabilidade e proatividade. O projeto prev√™ a automa√ß√£o de processos e antecipa√ß√£o, previs√£o e prescri√ß√£o de solu√ß√Ķes para os principais problemas encontrados pelo cliente da Cemig no dia a dia. ‚ÄúO principal benef√≠cio gerado pelo projeto √© propiciar uma nova experi√™ncia de relacionamento entre a Cemig e seus clientes, a partir de intera√ß√Ķes personalizadas, √°geis e assertivas. Mas a Cemig sai ganhando tamb√©m na padroniza√ß√£o do atendimento ao cliente por meio da integra√ß√£o de todos os canais de comunica√ß√£o. Al√©m disso, a automatiza√ß√£o de tarefas ter√° um efeito direto na redu√ß√£o de custos‚ÄĚ, destaca Vivian.

‚ÄúAplica√ß√Ķes de intelig√™ncia artificial decodificam mensagens enviadas pelos clientes – ou iniciam proativamente uma intera√ß√£o motivada por eventos espec√≠ficos – e criam uma resposta personalizada com base no perfil e no hist√≥rico de relacionamento do usu√°rio. A solu√ß√£o ter√° uma interface para entrada de dados e, em seguida, com base no que foi inserido e no pr√≥prio perfil do usu√°rio, vai direcionar a intera√ß√£o para a pessoa ou sistema que dar√° o melhor tratamento ao assunto‚ÄĚ, completa a respons√°vel pelo projeto.

A previs√£o √© que o P&D seja conclu√≠do e todos os seus produtos estejam dispon√≠veis at√© o pr√≥ximo m√™s de dezembro. O custo total √© da ordem de R$3,5 milh√Ķes, sendo 85% deste valor financiados pela Cemig, por meio de recursos do programa de P&D regulado pela Ag√™ncia Nacional de Energia El√©trica (Aneel).

Marcas Cemig