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Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Cemig

Ética é um valor indispensável para a Cemig e para todos os profissionais que fazem parte do nosso time. Isso porque sabemos que, para desempenhar um trabalho com excelência, é necessário seguir diretrizes e regulamentações que orientem nosso dia a dia. Em nossos negócios, nos pautamos por diversas práticas e políticas que compõem a Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Cemig, o Código de Conduta, alinhando atividades e relacionamentos nos conceitos de ética e moral.

É fundamental, para a Cemig, lidar de forma transparente em todos os nossos processos e ampliar a compreensão sobre nossos princípios e valores, dentro e fora da nossa empresa. Confiança, respeito e qualidade são pilares fundamentais na construção de nossa história, atuando no setor de energia com rentabilidade e responsabilidade social.

Clique aqui​ e conheça a Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Cemig. 

Combate a fraudes
Para garantir que nosso trabalho seja conduzido nos mais elevados padrões de integridade, foi criada a Política Antifraude, que garante o desempenho de nossas atividades internas, com base nas mais altas expectativas em relação ao comportamento ético de administradores, colaboradores e fornecedores. 

Não aceitamos a prática e a ocultação de fraude e de corrupção em todas as suas formas e reiteramos o compromisso de desenvolver e manter sistemas de controle, normas, procedimentos, padrões e atividades orientados para a prevenção, a detecção, a denúncia e o efetivo combate às práticas irregulares.

Clique aqui​ e conheça a Política Antifraude da Cemig.

Comissão de Ética da Cemig
Para coordenar nossas ações, sob as orientações da Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Cemig, foi criada uma comissão, formada por membros nomeados pela Diretoria Executiva.

São responsabilidades principais da Comissão de Ética da Cemig:
assegurar a apuração de todas as denúncias recebidas e o encaminhamento interno dos demais registros recebidos pelo Canal de Denúncias da Cemig ou diretamente por seus membros por outros meios;
solicitar documentos internos ou externos visando à apuração dos fatos e, se necessário, solicitar a intervenção dos órgãos competentes;
        encaminhar aos órgãos responsáveis as provas que tiverem sido colhidas durante o processo de apuração das denúncias;
garantir o anonimato em relação a todas as denúncias que chegarem ao seu conhecimento e que forem objeto de seu processamento;
cumprir as normas internas que disciplinam sua competência e procedimentos que devem ser seguidos;
apurar todas as retaliações havidas ao direito ao anonimato que chegarem ao seu conhecimento;
responder às denúncias ou consultas éticas, anônimas ou identificadas;
promover a divulgação e a aplicação dos princípios éticos para os Administradores e a força de trabalho;
promover treinamentos anuais sobre este Código de Conduta a Administradores e empregados;
realizar atualizações deste Código de Conduta sempre que necessário.

Todos os nossos colaboradores, no ato da posse do cargo ou no momento da celebração do contrato de trabalho, prestam compromisso solene e declaram conhecer, observar e acatar os valores e princípios constantes na Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Cemig. Este compromisso é renovado anualmente.

Clique aqui​ e conheça a Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Cemig. 

Canal de Denúncias da Cemig
Desde 2006 a Cemig disponibiliza, a toda sua força de trabalho, um Canal de Denúncias com o objetivo de receber consultas e denúncias, anônimas ou identificadas, sobre temas éticos vinculados à Empresa.

O Canal de Denúncias da Cemig​ é o meio pelo qual você também pode fazer relatos de natureza ética que possam estar relacionados a infrações à legislação vigente, às normas internas ou que contrariem os preceitos da Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional da Cemig.


Ao identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, você pode fazer um relato acessando o site do Canal de Denúncias da Cemig ou pelo telefone 0800 800 9393. A ligação é gratuita e o atendimento é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana.

IMPORTANTE: é essencial fornecer um relato o mais detalhado possível, descrever o ocorrido, informar o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) envolvida(s), bem como quando e como o fato ocorreu e se ainda continua ocorrendo. Indicar o local de ocorrência também é importante, assim, informe sempre o local da ocorrência, como por exemplo, o endereço completo, município, nome do prédio, andar, sala, etc.

Caso você tenha alguma prova sobre o ocorrido, o Canal de Denúncias da Cemig permite que você anexe arquivos como fotos, vídeos, áudios, etc.

LEMBRE-SE: a ausência de fatos objetivos e a apresentação de relatos sucintos, genéricos ou repletos de juízos de valor prejudicam e atrasam a apuração, comprometendo o resultado final.

Clique aqui​ e acesse o Canal de Denúncias da Cemig. (LINK)

Informamos que o Canal de Denúncias da Cemig é reservado exclusivamente para avaliação de questões éticas e não deve ser utilizado para dúvidas, reclamações, sugestões ou críticas relacionadas aos produtos e serviços fornecidos. Nesses casos, você deve entrar em contato com nossos canais de atendimento, clicando aqui​.

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

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