APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Conheça o aplicativo “Proximidade” e fique por dentro de informações atualizadas de nossos reservatórios em Minas Gerais

.O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS

Nova ferramenta é desenvolvida para que a população possa acompanhar em tempo real informações de usinas hidrelétricas, postos hidrométricos, grupo de operações, emissão de alertas e cadastro de localidades em áreas de risco.

Agora, milhares de mineiros podem acessar informações atualizadas sobre a variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHEs) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Com isso, a informação chega mais rapidamente e de forma efetiva para as comunidades ribeirinhas, representantes e lideranças municipais e órgão de defesa civil, por meio desse novo canal.

Segundo o Engenheiro de Planejamento Hidroenergético da Cemig, Renato Junio Constancio, “baixando o app, qualquer pessoa tem acesso às principais operações de qualquer um dos 42 reservatórios da Cemig em Minas Gerais. Na ferramenta, é possível verificar o nível do reservatório, a quantidade de água que está chegando à usina e também a quantidade que está saindo”, explica.

Defesa Civil e órgãos de proteção

Com um perfil específico para a Defesa Civil, é mantido um contato permanente com os coordenadores do órgão nos municípios. Eles são avisados previamente, via “mensagens e alertas”, sobre todas as informações inerentes ao status da operação do reservatório/barragem.

Também por uma plataforma web, os órgãos de proteção e defesa civil têm acesso à visualização e impressão de mapas temáticos em diferentes escalas e tipos, tais como fotos de satélite, guias de ruas e mapas de terreno, contendo a extensão das manchas de inundações para cenários de cheias e rupturas hipotéticas, além da possibilidade de envio de alertas prévios para celulares cadastrados nas áreas selecionadas.

Programa Proximidade

Um projeto que visa estreitar o relacionamento com comunidades próximas às usinas hidrelétricas.

Desde 2005, mantemos o Programa Proximidade, que relaciona e realiza várias reuniões com os órgãos de defesa civil municipais, além do corpo de bombeiros e lideranças locais.

Conheça mais sobre o programa aqui.

Faça o Download

O aplicativo é gratuito e está disponível para Android  e iOS.