APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Comunidades recebem investimentos de R$ 25 milhões em ação de eficiência energética e cidadania

Programa de Eficiência Energética beneficia milhares de famílias de baixa renda da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A Cemig, por meio do Programa de Eficiência Energética, está beneficiando milhares de famílias de baixa renda da Região Metropolitana de Belo Horizonte com a substituição de lâmpadas, chuveiros e geladeiras ineficientes. Com os objetivos de intensificar a redução do consumo e eliminar o desperdício, os moradores recebem instruções sobre o uso correto e seguro da energia.

Iniciada em maio de 2018, a iniciativa prevê o atendimento de 70 mil famílias com a substituição, até o final de 2019, de 315 mil lâmpadas ineficientes por outras de LED, 15 mil chuveiros elétricos por duchas eletrônicas com hastes reguladoras mais acessíveis e mil geladeiras. “Com a troca dos equipamentos, queremos proporcionar às famílias o usufruto integral dos benefícios da energia elétrica, evitando que isso represente custos elevados no orçamento doméstico”, afirma William Brandão Gomes, analista de eficiência energética da Cemig.

As visitas do Programa de Eficiência Energética também apresentam uma série de oportunidades aos beneficiados, desde o esclarecimento de dúvidas sobre eficiência energética e segurança com a rede até a possibilidade para os moradores sinalizarem o interesse em se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica e negociar débitos. Além disso, a ação promove palestras educativas e a alocação de unidades móveis para a realização de atendimentos e serviços.

Desenvolvimento sociocultural

O Programa de Eficiência Energética vem expandindo os horizontes para um olhar mais participativo e cidadão. “Quando conhecemos a realidade e a rotina dos locais atendidos, conseguimos identificar demandas em outras áreas. Esse envolvimento nos permite pensar em recursos que contemplam, por exemplo, necessidades culturais da comunidade”, comenta William Brandão.

Com o propósito de fortalecer e democratizar o acesso a atividades educativas e de lazer nas comunidades atendidas, Cemig e entidades parceiras estão promovendo edições do curso de Elaboração de Projetos Socioculturais para formação de gestores do terceiro setor e visitações com alunos de escolas públicas em concertos apresentados pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.