Cadeia de Suprimentos Sustentável

A Cemig está avançando em um projeto estratégico que une crescimento produtivo e responsabilidade socioambiental em toda a nossa Cadeia de Suprimentos. O objetivo é garantir que os fornecedores estejam cada vez mais alinhados às melhores práticas de sustentabilidade e aos princípios ESG (Environmental, Social, and Governance).
Alinhado ao Plano Estratégico ESG da Companhia, o projeto “Estruturação de Processo de Gestão Sustentável da Cadeia de Suprimentos”, iniciado em junho de 2025, busca aprimorar a Política de Suprimentos, o Processo de Compras e a Gestão dos Contratos/Fornecedores, incluindo a ampliação de critérios e requisitos de sustentabilidade.
O projeto conta com a consultoria da Accenture e com a participação ativa da Diretoria de Suprimentos e Serviços Corporativos, além de representantes das áreas de Jurídico, Compliance e Riscos Corporativos, Engenharia, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, bem como das Vice-Presidências de Geração (VPG) e de Distribuição (VPD).
Etapas do programa
- Revisão da Política de Suprimentos;
- Aprimoramento do processo de compras;
- Inclusão de critérios de sustentabilidade na Gestão de Contratos e Fornecedores.
Início: Junho de 2025
Conclusão (previsão): Dezembro de 2026
Avaliação de maturidade ESG
Em outubro de 2025, foi iniciada a fase de Avaliação da Maturidade ESG dos fornecedores, que servirá como referência para definição de novos requisitos nos processos de cadastro, habilitação e gestão de contratos, garantindo ainda mais transparência e responsabilidade nas relações com fornecedores.
Para isso, é enviado um questionário de avaliação aos fornecedores dos grupos de materiais e serviços críticos, através do e-mail: maturidadeESG.fornecedor@cemig.com.br, com o objetivo de obter informações sobre práticas em temas relevantes como:
- Emissões de gases de efeito estufa;
- Impacto em ecossistemas;
- Saúde e segurança do trabalho;
- Direitos humanos e trabalhistas;
- Gestão ética e íntegra;
- Resiliência do modelo de negócio.
Todas as informações fornecidas são de responsabilidade exclusiva dos fornecedores e dos responsáveis pelo preenchimento, sendo que as respectivas evidências poderão ser solicitadas futuramente.

