APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Visite o museu de marmelos

.Conheça a primeira usina hidrelétrica da América do Sul

O Museu Marmelos, localizado em Juiz de Fora – MG, Ă© documento histĂłrico do pioneirismo do Brasil na geração de energia hidroelĂ©trica em larga escala. Apesar de pequenos empreendimentos anteriores jĂĄ existirem, a usina, inaugurada em 1889, Ă© considerada a primeira da AmĂ©rica do Sul a gerar hidroeletricidade capaz de suprir a necessidade de uma fĂĄbrica inteira e atĂ© propiciar iluminação pĂșblica.

O espaço estabelece interaçÔes com a histĂłria, a sociedade e o desenvolvimento tecnolĂłgico. Por meio do educativo, questĂ”es como sustentabilidade, responsabilidade social e melhor utilização dos recursos energĂ©ticos sĂŁo explorados para criar e aumentar a consciĂȘncia sobre o uso adequado dos nossos recursos naturais.

Tombado pelo PatrimĂŽnio HistĂłrico, ArtĂ­stico e Cultural de Minas Gerais, o museu estĂĄ localizado Ă s margens Rio Paraibuna, ao longo da Estrada UniĂŁo e IndĂșstria, outro importante marco da engenharia no Brasil no sĂ©culo XIX. O pioneirismo valeu a Juiz de Fora o tĂ­tulo de “Manchester Mineira”.

Comunicado sobre o período de visitação

Devido Ă  pandemia, o museu encontra-se fechado, sem previsĂŁo de reabertura.

Em funcionamento, as visitas atendem Ă s instituiçÔes de ensino pĂșblicas e privadas de todos os nĂ­veis de ensino, organizaçÔes e demais pĂșblicos. Cada grupo deverĂĄ ser acompanhado por um professor e/ou responsĂĄvel pelos visitantes, e serĂĄ recepcionado e guiado por um mediador do Museu, que orientarĂĄ a visita de acordo com o perfil e a faixa etĂĄria dos visitantes.

Para mais informaçÔes: museumarmelos@cemig.com.br