APP Cemig Atende

Baixe na App Store

Baixe na Play Store

Clique aqui Clique aqui

Visite o museu de marmelos

.Conheça a primeira usina hidrelétrica da América do Sul

O Museu Marmelos, localizado em Juiz de Fora – MG, é documento histórico do pioneirismo do Brasil na geração de energia hidroelétrica em larga escala. Apesar de pequenos empreendimentos anteriores já existirem, a usina, inaugurada em 1889, é considerada a primeira da América do Sul a gerar hidroeletricidade capaz de suprir a necessidade de uma fábrica inteira e até propiciar iluminação pública.

O espaço estabelece interações com a história, a sociedade e o desenvolvimento tecnológico. Por meio do educativo, questões como sustentabilidade, responsabilidade social e melhor utilização dos recursos energéticos são explorados para criar e aumentar a consciência sobre o uso adequado dos nossos recursos naturais.

Tombado pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Minas Gerais, o museu está localizado às margens Rio Paraibuna, ao longo da Estrada União e Indústria, outro importante marco da engenharia no Brasil no século XIX. O pioneirismo valeu a Juiz de Fora o título de “Manchester Mineira”.

Comunicado sobre o período de visitação

Devido à pandemia, o museu encontra-se fechado, sem previsão de reabertura.

Em funcionamento, as visitas atendem às instituições de ensino públicas e privadas de todos os níveis de ensino, organizações e demais públicos. Cada grupo deverá ser acompanhado por um professor e/ou responsável pelos visitantes, e será recepcionado e guiado por um mediador do Museu, que orientará a visita de acordo com o perfil e a faixa etária dos visitantes.

Para mais informações: museumarmelos@cemig.com.br