Início Rápido

Sustentabilidade > Postagens > Sete Lagoas terá implementação de projeto pioneiro
jan
31
Sete Lagoas terá implementação de projeto pioneiro

Desde o início deste ano, está em andamento, em Sete Lagoas/MG, a implementação do projeto HomeCarbon, considerado o primeiro projeto energo-eficiente do Brasil, que tem o objetivo de orientar as pessoas sobre mudança de hábitos de consumo. A iniciativa é uma parceria entre o Governo de Minas, a Cemig e o ICDE – Instituto de Combate à Fraude e Defesa da Concorrência.

 

 
Cerca de 500 famílias serão visitadas aplicando a metodologia que contém diferentes abordagens e principalmente incentivando o consumo correto e seguro da energia elétrica. O intuito é inserir as mudanças de maneira gradual e principalmente dentro da sua rotina, portanto quem for visitado receberá um material explicativo além de dicas de economia de energia.

 


Sobre HomeCarbon

 


Você já mediu sua consciência ambiental? O HomeCarbon, uma plataforma online de educação e conscientização, faz o cálculo do impacto que a vida cotidiana gera no meio ambiente.

 


A ferramenta é simples de ser usada. Basta acessar o sistema pela internet (www.homecarbon.com.br), cadastrar-se e responder o questionário com perguntas qualitativas e quantitativas sobre hábitos e opiniões. Ao final do processo, surge uma página de resultados como perfil do usuário, o total de suas emissões de CO2, o quanto isso representa em termos financeiros – contas de água, luz - uma análise de onde vem essa emissão e a progressão disso ao longo dos meses. Além disso, o internauta também encontra sugestões de medidas específicas e personalizadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o custo diário.

 


Projeto Conviver

 


Criado em 2006, o Projeto Conviver faz parte do Programa Energia Inteligente – EI e tem o objetivo de levar às comunidades informações sobre o uso correto, seguro e regular da energia elétrica, adequando o consumo à realidade financeira das famílias de baixo poder aquisitivo. O projeto, através das visitas do agente Conviver, atua também na regularização de ligações elétricas, orientação sobre os benefícios da Tarifa Social e isenção de ICMS, negociação de débitos e análise das situações de riscos que envolvam eletricidade.