Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Veja dicas de segurança com a rede elétrica para curtir a Copa do Mundo
Evento da FIFA começa na próxima quinta feira (14/06)

12/06/18

A Copa do Mundo FIFA 2018 começa nesta semana, e a Cemig alerta a população sobre os cuidados que devem ser adotados com relação à rede elétrica, antes e durante os jogos. Os torcedores precisam ficar atentos especialmente à utilização de fogos de artifício e dos enfeites em ruas e praças.

Os enfeites –  como as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços – devem ser feitos com materiais isolantes e biodegradáveis, e não podem ser afixados próximo à rede elétrica. Materiais como fitas metalizadas, papel alumínio e papel laminado causam acidentes, pois são condutores de eletricidade.

De acordo com o engenheiro de segurança Demetrio Aguiar, da Cemig, as pessoas têm que tomar cuidado com a utilização de bambus e varas metálicas como hastes para a fixação das bandeiras.

“As bandeirinhas nunca devem ser penduradas em fios da rede elétrica, pois pode causar choques e acidentes, caso a operação seja feita por pessoas não especializadas e que descumpram as normas de segurança. Portanto, a melhor forma de se evitar acidentes é a conscientização sobre como lidar com esses utensílios sem correr riscos desnecessários”, afirma o engenheiro.

Além disso, o uso de arames ou fios de cobre – mesmo finos – também não é indicado para pendurar a decoração, pois facilitam o choque elétrico. Esses suportes devem respeitar a distância mínima de 1,5 metro da rede. “É preciso calcular a altura desses objetos, para que não haja contato com os fios de energia elétrica”, alerta Demetrio.

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados