Cemig apresenta lucro líquido de R$ 334 milhões em 2016
No ano passado, a Companhia investiu cerca de R$ 1 bilhão na rede de distribuição de energia de Minas Gerais

12/04/2017

A Cemig apresentou para a imprensa, nesta quarta-feira (12/4), os resultados financeiros de 2016. No ano passado, o lucro líquido da Cemig foi de R$ 334 milhões, com uma receita líquida de R$ 18,7 bilhões e Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (Lajida) no valor de R$ 2,6 bilhões.

Em um ano marcado pelas dificuldades no ambiente macroeconômico, a Companhia investiu cerca de R$ 1 bilhão na modernização e ampliação da rede de distribuição dos 774 municípios mineiros. Além disso, as ações tomadas pela diretoria da Cemig para enfrentar a conjuntura adversa e melhorar a eficiência permitiram a redução dos custos e despesas operacionais de 13% em 2016 em relação ao ano anterior, representando uma economia de R$ 2,3 bilhões.

A execução da estratégia de desinvestimento permitiu ainda uma receita de R$ 971 milhões com a venda de participações em empresas de transmissão de energia no Brasil e no Chile. “Mesmo com investimentos expressivos em 2016, mantivemos a nossa dívida nos mesmos patamares de 2015, mesmo sem considerar ajustes pela inflação”, afirma o presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga.

Apesar dos desafios enfrentados pela Cemig no ano passado, Bernardo Alvarenga acredita na retomada do crescimento do País e do mercado de energia, o que deve beneficiar diretamente a Companhia. “Temos a expectativa de que 2017 represente uma mudança de ciclo, um ambiente macroeconômico mais favorável, com aumento na confiança dos investidores e da sociedade, com a consequente melhoria no ambiente de investimentos. Essa expectativa já se materializa na redução nas taxas de juros, o que traz benefícios na diminuição do custo financeiro da nossa dívida e também melhora a expectativa com relação às condições financeiras das rolagens e captações de recursos futuras”, comenta.

Perfil da companhia
A Cemig é a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do País, sendo o maior grupo distribuidor, responsável pela operação de mais de 530 mil quilômetros de linhas de distribuição. É ainda o maior grupo transmissor e o terceiro maior grupo gerador, com uma capacidade instalada de 8,5 GW. Vale destacar que a concessionária foi selecionada, pela 17ª vez consecutiva, para compor a carteira do Índice Dow Jones de Sustentabilidade no período 2016/2017, mantendo-se como a única companhia do setor elétrico da América Latina a fazer parte do índice desde a sua criação, em 1999.

A companhia está presente em 22 Estados e no Distrito Federal e conta com mais de 127 mil acionistas em 44 países e ações negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York, Madri e São Paulo.