Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Galeria de Arte da Cemig mostra BH sob as lentes do modernismo
Trabalho será exposto até o dia 21 de Junho

08/05/19

A exposição “Milhares de Brilhos Vidrilhos”, do fotógrafo mineiro Mario Carazzato, está em cartaz a partir  na Galeria de Arte da Cemig. As obras expostas, impressas em fine art e emolduradas em suportes de madeira, homenageiam Belo Horizonte, cidade que acolheu o artista há mais de 30 anos.
 
Segundo Carazzato, o título da série de fotografias surgiu a partir de um poema de Mario de Andrade, um dos primeiros artistas a se inspirar em Belo Horizonte. Foi um verso retirado do poema “Noturno de Belo Horizonte”, de 1924, que inspirou o nome da exposição: “Um título perfeito para o diálogo entre o modernismo desta série de imagens, o estilo do poeta e a cidade”, resume a apresentação da exposição.
 
Para o artista, Belo Horizonte pode se orgulhar de seus detalhes, de suas partes. Seu conjunto está em eterna construção, e a cidade está sempre a ser descoberta por olhares diferentes. 

O modernismo pictórico está presente nas fotografias de Carazzato, reproduzindo técnicas e maneiras de pintores, principalmente cubistas. Dessa forma, pontos marcantes de Belo Horizonte são catalogados por várias imagens de múltiplos fragmentos e depois sobrepostos e justapostos. O resultado é uma imagem que remete ao objeto original e revela o labor do artista. “É visível a não conformidade de suas retas e curvas, luzes e reflexos, causando a princípio um estranhamento, sendo resolvido depois com o reconhecimento do local retratado”, explica Carazzato.
 
O artista
Mario Carazzato é bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard, com habilitação em fotografia. Sua pesquisa artística mescla sua relação com Belo Horizonte, com Minas Gerais e com as questões dos limites da fotografia. Com a clara intenção de desconstruir a fotografia, estende ao máximo o limite do que ela é, do que ela representa e de como pode ser representada.

Informações:
O quê: Exposição “Milhares de Brilhos Vidrilhos”, de Mario Carazzato
Período de exposição: de 8 de maio a 21 de junho
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, exceto feriados

Confira o catálogo de obras​ de Mário Carazzato

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados