Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Cemig realiza workshop sobre chamada pública de eficiência energética
As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (19/5)

A Cemig realizará workshop sobre chamada pública para esclarecer as dúvidas dos interessados em apresentar projetos de eficiência energética nessa modalidade de processo seletivo. O evento iniciará às 8h30 da próxima quarta-feira (24/5), no edifício-sede da Cemig, em Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (19/5). 

De acordo com o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica devem aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,4% de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em ações que tenham o objetivo de combater o desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética – PEE das Empresas de Distribuição.

“Desde 2015, a Aneel determina que parte desse percentual seja disponibilizado através de chamadas públicas, visando dar mais transparência e democratizar a aplicação dos recursos. Na primeira chamada pública, em 2015, foram disponibilizados R$ 10 milhões. No ano passado, a Cemig dobrou esse valor e os recursos foram da ordem de R$ 35 milhões”, informa Queiroz.

Para o gerente, os workshops promovidos pela Cemig são uma ótima oportunidade para os interessados entenderem todo o processo da chamada pública. “Serão apresentadas as alterações feitas no processo de 2017 em relação ao ano anterior. Tais medidas vão simplificar a seleção dos projetos e devem trazer mais celeridade à iniciativa”, afirma. 

Os interessados em participar do I Workshop de Chamada Pública de Eficiência Energética 2017 devem enviar um e-mail para chamadapublicapee@cemig.com.br até a próxima sexta-feira. 

Outros projetos
O Projeto Iluminação Hospitais tem o objetivo de substituir, nos hospitais da rede pública, sistemas de iluminação ineficientes por outros de alto rendimento, compostos por luminárias espelhadas e lâmpadas e reatores eletrônicos com selo Procel. Já o Programa Conviver Solar consiste na substituição, em conjuntos habitacionais,  de chuveiros elétricos de por equipamentos que utilizam energia solar. 
 
O Solar ILPI instala aquecedores solar em instituições de longa permanência para idosos. O Programa Autoclaves visa à substituição de equipamentos de esterilização.

Mais informações sobre o Programa de Eficiência Energética podem ser obtidas no Portal Cemig.

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados