Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Cemig apoia a XII Semana Nacional de Segurança com Energia elétrica da Abradee

Iniciativa busca coscientizar a população dos perigos da energia elétrica quando utilizada incorretamente.

 07/11/18

 Com o objetivo de informar a população sobre os cuidados necessários com a energia elétrica, a Cemig se une a outras 42 concessionárias que pertencem à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e participa da XII Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica.
 
A empresa, que já promove regularmente em todo o Estado ações de conscientização por meio de sua Campanha Externa de Prevenção de Acidentes – Cepap, irá participar também divulgando a campanha da Abradee em suas redes sociais.
 
Durante o lançamento, foram apresentados os dados detalhados dos índices de acidentes entre a população envolvendo a rede elétrica no Brasil, no último ano. Com o slogan: É ai que mora o perigo, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar para prevenir, e este ano, chama a atenção para cinco situações do dia a dia das pessoas que têm sido as principais razões dos incidentes: construção/ manutenção predial, ligações clandestinas, pipa, instalações de antena de TV e poda de árvore.
 
De acordo com o levantamento da Associação, desde que começou a fazer a campanha, em 2006, houve uma queda anual de 16% nos acidentes, totalizando uma média de 838 acidentes por ano. Neste mesmo período, a média anual de mortes totais também caiu 14%.
 
Para o engenheiro de segurança do trabalho da Cemig, Demetrio Venício Aguiar, a realização da Cepap é de grande relevância, pois intensifica a importância da segurança para os consumidores. “Trata-se de uma oportunidade constante de a Empresa estar mais próxima da população e demonstrar que o conforto proporcionado pela energia elétrica pode ser obtido com toda a segurança”, afirma.
 
Um estudo promovido pela Cemig, idenificou as causas mais frequentes de acidentes no estado foram construção e manutenção predial, instalação de antenas de tv, soltura de papagaio ou pipas e ligações clandestinas. “Esses tipos de acidentes estão associados, na grande maioria dos casos, ao contato ou aproximação à rede da Cemig de ferramentas, equipamentos e materiais de grande porte, utilizados na construção civil, e o trabalho da Empresa está fortemente associado a orientações que previnam estes manuseios indevidos”, explica Demétrio Aguiar.
 
Atuação permanente em Minas
A Cemig realiza permanentemente a Cepap. A campanha acontece ao longo do ano, quando são realizadas palestras educativas sobre os riscos da energia elétrica nas escolas estaduais de ensino fundamental e nos canteiros de obra da construção civil.
 
Além das palestras, a Empresa promove apresentações teatrais, jogos interativos e exibição de maquetes de instalações elétricas com simulação dos riscos de acidentes, além de distribuir milhares de materiais educativos, como folhetos e cartilhas com temas relacionados à segurança da população.
 

Confira algumas dicas de segurança importantes:



Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados