Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Livro reúne 10 anos de pesquisas em gestão ambiental das bacias hidrográficas

​Obra, em parceria com UFMG, UFLA e PUCMinas, será lançada na Cemig, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (5/6)

 

A Cemig promove, nesta quarta-feira (5/6), o lançamento do livro Bases conceituais para conservação e manejo de bacias hidrográficas. A edição, realizada em parceria com universidades, reúne o resultado de dez anos de pesquisa no desenvolvimento de índices que são aplicadas nos reservatórios da companhia para avaliar a integridade ambiental de bacias hidrográficas onde estão localizadas as usinas, gerando subsídios para uma gestão ambiental mais sustentável.

 

O lançamento faz parte do evento O Meio Ambiente e a Cemig, que acontece na sede da empresa em Belo Horizonte, a partir das 8h30, abordando as principais ações desenvolvidas pela Cemig relacionados à Gestão Ambiental, também no que diz respeito à rastreabilidade de resíduos, manejo da vegetação, licenciamento ambiental e qualidade da água, além da preservação da fauna aquática.

 

Segundo Rafael Augusto Fiorine, gerente de Ações e Programas Ambientais e Apoio à Operação da Cemig, o livro reforça o compromisso e o empenho da empresa na preservação das bacias onde atua, bem como no fomento dos estudos relacionados ao assunto. “O livro é o sétimo volume da série Peixe Vivo, que faz parte do programa da Cemig que tem o mesmo nome. É um orgulho para nós, da empresa, mais esta edição, que traz os resultados de uma ampla pesquisa que vai beneficiar e subsidiar pesquisadores e estudantes em seus trabalhos”, salienta Rafael Augusto.


As pesquisas relacionadas no livro Bases conceituais para conservação e manejo de bacias hidrográficas foram desenvolvidas por meio de parcerias entre a Cemig e a UFMG, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Segundo o site da UFMG, a parceria permitiu, nas palavras de um dos seus autores, o professor Marcos Callisto, do Departamento de Biologia Geral da UFMG, “recursos financeiros para manutenção de estudantes e pesquisadores associados, intercâmbio nacional e internacional com envio e recebimento de pesquisadores, aquisição de equipamentos e materiais de consumo e, o que é mais caro em projetos de pesquisa em ecologia, a realização de intenso trabalho de campo”.

O programa Peixe Vivo, lançado em 2007, tem o objetivo de desenvolver ações destinadas à preservação e manejo sustentável das bacias hidrográficas. Os outros livros da série, já lançados, estão disponíveis no neste endereço​. Em breve, será disponibilizado também a sétima edição Bases conceituais para conservação e manejo de bacias hidrográficas.​


Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados