Consumidor da Cemig adere aos canais digitais de atendimento
Consultas e solicitações podem ser feitas de qualquer lugar, 24 horas por dia

A Cemig registrou 17 milhões de atendimentos por meio dos canais digitais em 2016. Os canais de autoatendimento mais utilizados pelos clientes foram a Agência Virtual, hospedada no site da empresa, e o aplicativo Cemig Atende, disponível para smartphones e tablets. Juntos, eles foram responsáveis por mais de 80% dos atendimentos registrados em 2016.

De acordo com a empresa, a Agência Virtual teve 11,7 milhões de acessos em 2016, aumento de 16,5% em relação ao ano anterior. No mesmo período, o aplicativo teve 2,2 milhões de acessos, número seis vezes maior do que o registrado em 2015.

Para o gerente de Relacionamento Comercial da Cemig, Elieser Francisco Correa, a expectativa é de que o atendimento pelos canais digitais aumente ainda mais, devido à crescente inserção dos dispositivos móveis na vida das pessoas. “Atualmente, grande parte da população possui smartphones ou tablets com acesso à internet. Dessa forma, eles podem encontrar soluções rapidamente e sem precisar se deslocarem até as agências de atendimentos da Cemig”, afirma.

No aplicativo Cemig Atende, os principais serviços solicitados são referentes à consulta de débitos, obtenção de segunda via de fatura, acesso a histórico de contas, envio de leitura, consulta ao histórico de atendimentos e alerta sobre falta de energia. O aplicativo está disponível para aparelhos que possuem os  sistemas operacionais Android, IOS e Windows Phone.

Além disso, desde o ano passado, o Cemig Atende disponibiliza mais um serviço para os usuários: o Pagamento Mobile, em parceria com o Banco Bradesco. Assim, clientes do banco podem pagar as contas de energia por meio do aplicativo. O Pagamento Mobile permite a redução dos custos com tarifas, agiliza o atendimento e oferece mais segurança ao consumidor. O novo serviço é pioneiro no país e está disponível para o sistema Android. A participação de outros bancos já está sendo negociada pela Empresa.

Facilidades

Tanto na Agência Virtual quanto no aplicativo da Cemig,  o consumidor pode solicitar a segunda via tradicional, visualizar os códigos de barras das faturas, ter acesso ao histórico de suas contas e ainda emitir o comprovante anual de quitação.

Os clientes da Cemig têm todas essas opções  para retirar a segunda via, mas o jeito mais fácil de receber a conta de luz é por e-mail.  Recebendo a fatura digitalizada, o cliente evita atrasos na entrega da conta e, por isso, tem um prazo maior para  pagamento. Ele conta também com mais privacidade, já que a fatura por e-mail não corre o risco de ser extraviada. Seus dados ficam mais seguros e menos expostos. É mais fácil de mantê-la em arquivos, pois está em meio digital, além de não ocupar espaço físico.

“Um grande benefício da conta por e-mail é o ganho ambiental. Além de obviamente  poupar árvores ao não utilizar o papel, quando passamos a receber a conta por e-mail, nós deixamos de utilizar, por exemplo, o combustível fóssil que faz as contas chegarem até nós. Ou seja, trata-se de um meio  muito mais sustentável”, afirma Elieser Francisco Correa.