Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Cemig inaugura iluminação de Natal da Praça da Liberdade

Micro lâmpadas de LED vão iluminar a cidade neste fim de ano e mostrar que é possível economizar sem abrir mão da beleza
 

  Crédito da foto: Elderth Theza/Cemig
 
No aniversário de 119 anos de Belo Horizonte, mais de 350 mil luzes natalinas serão acesas na Praça da Liberdade, na noite desta segunda-feira (12/12). O destaque deste ano da tradicional decoração natalina feita pela Cemig será a utilização de micro lâmpadas de LED, que consomem 75% menos energia, em comparação com micro lâmpadas convencionais. Entre os enfeites que trarão a magia do Natal à praça, estão uma árvore de 9 metros de altura, 24 estrelas cadentes, 22 arabescos e, claro, a casa do Papai Noel.
 
O entorno da Praça da Liberdade também estará iluminado. De acordo com o engenheiro da Cemig responsável pelo projeto Natal de Minas, Kelson Dias de Oliveira, seis prédios foram decorados. “As fachadas do Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço do Conhecimento UFMG, Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais, Biblioteca Pública e Palácio Cristo Rei estarão em harmonia com a praça, o que vai encantar não apenas as crianças, mas toda a população”, destacou.
 
O engenheiro ressalta que a Cemig buscou incentivar o uso de lâmpadas mais eficientes e que consomem menos energia elétrica. “Instalamos mil lâmpadas ‘strobo’ e 350 mil micro lâmpadas de LED, que consomem 25% da energia demandada por micro lâmpadas convencionais”, afirmou.
 
A contagem regressiva para o acendimento das lâmpadas da Praça da Liberdade ocorre às 20 horas, com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e do presidente da Cemig, Mauro Borges Lemos. A programação especial começa às 19h30,  com a apresentação do Coral da Gremig.
 
Inspiração popular
A Cemig, em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), inspirou-se na cultura popular para criar os enfeites da Praça da Liberdade. O tema deste ano é a Folia de Reis. “O caminho percorrido pelos Três Reis Magos será simbolizado na Alameda Travessia, onde todas as palmeiras estarão iluminadas por estrelas cadentes”, explicou Kelson Dias.
 
Cidade iluminada
O projeto Natal de Minas não fica restrito à Praça da Liberdade e entorno. Em Belo Horizonte, a sede da Cemig e a avenida Barbacena também recebem iluminação especial, bem como o Palácio das Mangabeiras, o Palácio da Justiça, o Ministério Público de Minas Gerais, o Tribunal Regional do Trabalho e o Palácio Tiradentes.
 
O público poderá conferir a decoração desses locais e da Praça da Liberdade até o dia 6 de janeiro de 2017. Já a Casa do Papai Noel vai funcionar desta segunda-feira (12/12) até o próximo dia 24, sempre das 18h às 22h. O local é destinado à visitação e fotos da criançada com o bom velhinho.
 
Atrações culturais
Iepha-MG e Circuito Liberdade prepararam cerca de cem atrações para este final de ano, incluindo o Circuito de Presépios de Lapinhas e apresentações de corais e bandas no Coreto da Praça da Liberdade e nas escadarias dos espaços culturais. A programação completa está disponível em http://circuitoculturalliberdade.com.br/.

 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados