entenda a situação da medição da leitura de energia no atual momento

27/03/2020

A Cemig esclarece que a Resolução Normativa Aneel nº 878/2020, publicada em 24/03/2020, permitiu às distribuidoras de todo o Brasil a considerarem a média do consumo dos últimos 12 meses,  para emissão das faturas (populares “contas de luz”), nas situações onde for recomendado adotar esta medida em função da pandemia.

A empresa informa que, em contribuição às ações para evitar a disseminação do coronavírus, diminuiu, essa semana, a visita de leituristas às residências e aos estabelecimentos, bem como buscou alternativas para reduzir a jornada de trabalho destes profissionais, de modo que muitas “contas de luz” foram estimadas com base no consumo médio, conforme autorizado pela Aneel. Eventuais variações, para mais ou para menos, serão corrigidas assim que for possível o faturamento pelos valores de registro dos medidores.

Essa medida foi adotada visando garantir o bem estar de nossos clientes e de nossa força de trabalho. Em um cenário nacional ainda de muitas incertezas, estamos avaliando a necessidade de continuidade do procedimento.

Como alternativa, os clientes poderão optar por informar os números registrados nos medidores através dos canais de atendimento: www.cemig.com.br, APP Cemig Atende ou mensagem de texto para 29810. É necessário que o cliente verifique a data da próxima leitura em sua conta de luz e envie a leitura com 5 a 3 dias de antecedência.

Ressalta-se que o essencial serviço de entrega das contas continua ocorrendo normalmente, mas recomendamos, como mais uma oportunidade de contribuir para o enfrentamento da crise, que os clientes, à medida do possível, façam a opção pela fatura por e-mail em nosso site ou APP.

Em tempos de rápidas mudanças, a Cemig se compromete a manter seus clientes atualizados em caso de alterações nos procedimentos de leitura e entrega de contas.

Não houve alteração para clientes de média de tensão, uma vez que não há atuação de leituristas nesse segmento.