Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Educação para a virada da sustentabilidade no Espaço Cemig Sesi
Abrigado no Museu de Artes e Ofícios, projeto emprega recursos tecnológicos lúdicos e linguagem contemporânea para despertar jovens para atitudes de eficiência energética
 
Será aberto ao público nesta sexta-feira, 6/3, o Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética, integrado ao conjunto do Museu de Artes e Ofícios (Sesi MAO), na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. Trata-se de um projeto que, desde a concepção, tem a educação no cerne. Empunha a bandeira da hora da virada da sustentabilidade do planeta, encorajando uma mudança de atitude em relação ao uso dos recursos naturais e, de modo particular, da energia. Para isso, nada melhor do que educar crianças e a primeira juventude.
 
Assim, o Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética assume a meta de receber, em dois anos, 100 mil estudantes de escolas públicas estaduais e municipais para visitas guiadas, oferecendo transporte exclusivo de ida e volta para os grupos. Em Belo Horizonte, não haveria lugar melhor do que o Sesi MAO para essa empreitada. Afinal, a equipe do museu é reconhecida nacionalmente pelo intenso, longo e qualificado trabalho educativo com alunos dos ensinos fundamental e médio.
 
Diante de um público preferencial que se expressa por novas linguagens num mundo de disrupções tecnológicas constantes, o projeto museológico do Espaço adotou soluções contemporâneas atraentes para a garotada. Imersos numa festa de cores e outras experiências sensoriais, os estudantes encontrarão games originais, painéis táteis, videowall e projeções em 3D, assegurando de modo lúdico uma forte interatividade, marca da comunicação dos tempos atuais.
 
Homenagem
A personalidade homenageada pelo Espaço, a física e professora Beatriz Alvarenga, é apresentada por meio de vídeo de animação, em que a própria educadora guia o público pelo conhecimento da Física e de como essa ciência se manifesta nas transformações tecnológicas que foram também mudando radicalmente as formas como a energia é produzida e consumida no cotidiano, nas casas e ruas.
 
Ninguém melhor do que Beatriz para protagonizar essa viagem: ela inovou decisivamente no ensino de Física no Brasil e América Latina, aproximando o conteúdo da experiência prática dos estudantes e tornando o estudo uma experiência convidativa e proveitosa. O vídeo projeta a vida dessa professora, hoje com 97 anos, prolongando simbolicamente seu ofício de educação de jovens, por meio da apresentação ao público dos crescentes e mais do que nunca necessários avanços no aproveitamento das energias eólica e solar, por exemplo, chamadas usualmente de energias limpas.
 
A trilha de visitação incorpora espaços já existentes do acervo permanente do Sesi MAO, que se dedicam à produção de energia desde o século 19, chamando a atenção do público preferencial e geral para a riqueza desse equipamento de cultura de Belo Horizonte. No espaço propriamente dito, equipamentos e mobiliário estão dispostos de forma a apresentar o conteúdo da eficiência energética em dois blocos básicos: o funcionamento dos equipamentos e a esfera comportamental. Em diálogo, a importância de equipamentos de menor consumo e maior eficácia energética com as atitudes que as pessoas podem tomar com esse objetivo.
 
Arte contemporânea
No espaço expositivo do museu, constituído de salas do segundo andar com acesso pelas escadas junto ao hall de entrada, o Espaço de Eficiência Energética Cemig Sesi realizará uma série de exposições de artistas contemporâneos consagrados.
 
A seleção dos artistas e obras recai sobre trabalhos que dialogam com o tema da eficiência energética ou que empregam formas de energia em sua construção. Graças a essa iniciativa, a população de Belo Horizonte poderá apreciar obras que serão expostas pela primeira vez na cidade, como as instalações “Zero Hidrográfico” e “Relâmpago”, de Gisela Motta e Leandro Lima, dupla que assina artisticamente Motta & Lima. 
 
Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética
Local: Museu de Artes e Ofícios (Sesi MAO) – Praça Rui Barbosa, 600, Centro, Belo Horizonte.
Visitação: a partir de 6 de março.
Horários de visitação: das 11 às 17 horas, de quarta a sexta-feira, e das 9 às 17 horas, nos sábados e feriados.
Entrada: gratuita.
 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados